Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31412
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6919-1851
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Design participativo e colaboração: uma reflexão sobre espaços makers brasileiros e os processos de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Participatory design and collaboration: a reflection on Brazilian and learning processes
Autor(es): Souza, Paloma Ribeiro de
Primeiro orientador: Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim
Primeiro membro da banca: Lima, Fábio Ferreira de
Segundo membro da banca: Barbosa, Samuel Borges
Resumo: A presente dissertação discorre sobre a metodologia do Design Participativo inserido dentro de Espaços Makers brasileiros, como forma de melhoria nos processos de projeto e aprendizagem dentro desses ambientes. A pesquisa parte do interesse pelas áreas do Design Participativo, Design Colaborativo, Espaços Makers como ambientes de ensino e inovação, apresentando reflexões e esclarecimentos sobre abordagens colaborativas de design, e sua relação com os processos e espaços de inovação, baseadas principalmente nos estudos de Lupton (2013), Chiu (2002), Moraes (2012), Brown (2010), Anderson (2012) e Goya (2019). Tal referencial foi utilizado como base para o levantamento teórico e entendimento das metodologias, nomenclaturas relacionadas, diferenças entre espaços makers e fab labs e espaços de inovação como ambientes de aprendizagem; também para auxiliar durante os contatos e entrevistas nos espaços. Apresenta também um estudo de caso realizado sobre o Design Participativo, métodos e técnicas aplicados durante um processo de projeto, acompanhando a metodologia aplicada em uma disciplina ministrada para o curso de Design da Universidade Federal de Uberlândia/MG. Os resultados obtidos apresentam como o Design Participativo atua no meio acadêmico e quais as diferentes configurações e dinâmicas nos Espaços Makers analisados. A conclusão aborda algumas reflexões sobre a relação dos ambientes de inovação e as metodologias, e como podem atuar de forma complementar, contribuindo para o fortalecimento dos processos de aprendizagem coletivo, e ampliando as oportunidades de interlocução entre diferentes atores, em diferentes contextos.
Abstract: The present dissertation discusses the methodology of Participative Design inserted in Brazilian Spaces Makers, as a way of improving the design and learning processes within these environments. The research starts from the interest in the areas of Participatory Design, Collaborative Design, Spaces Makers as teaching and innovation environments, presenting reflections and clarifications on collaborative design approaches, and their relationship with innovation processes and spaces, based mainly on Lupton's studies. (2013), Chiu (2002), Moraes (2012), Brown (2010), Anderson (2012) and Goya (2019). This framework was used as a basis for the theoretical survey and nderstanding of methodologies, related nomenclatures, differences between maker and fab labs and innovation spaces as learning environments; also to assist during contacts and interviews in the spaces. It also presents a case study about Participatory Design, methods and techniques applied during a design process, following the methodology applied in a discipline taught for the Design course at the Federal University of Uberlândia / MG. The results obtained show how Participative Design works in the academic environment and what are the different configurations and dynamics in the Spaces Makers analyzed. The conclusion addresses some reflections on the relationship between innovation environments and methodologies, and how they can act in a complementary way, contributing to the strengthening of collective learning processes, and expanding the opportunities for dialogue between different actors, in different contexts.
Palavras-chave: Design Participativo
Design Colaborativo
Colaboração
Espaços Makers
Ambientes de inovação
Participatory Design
Collaborative Design
Collaboration
Makers spaces
Innovation environments
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Assunto: Arquitetura
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Referência: SOUZA, Paloma Ribeiro de. Design participativo e colaboração: uma reflexão sobre espaços makers brasileiros e os processos de aprendizagem. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.815
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.815
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31412
Data de defesa: 10-Dez-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesignParticipativoColaboracao.pdfDissertação6.53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons