Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31412
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Paloma Ribeiro de-
dc.date.accessioned2021-03-10T11:15:26Z-
dc.date.available2021-03-10T11:15:26Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Paloma Ribeiro de. Design participativo e colaboração: uma reflexão sobre espaços makers brasileiros e os processos de aprendizagem. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.815pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31412-
dc.description.abstractThe present dissertation discusses the methodology of Participative Design inserted in Brazilian Spaces Makers, as a way of improving the design and learning processes within these environments. The research starts from the interest in the areas of Participatory Design, Collaborative Design, Spaces Makers as teaching and innovation environments, presenting reflections and clarifications on collaborative design approaches, and their relationship with innovation processes and spaces, based mainly on Lupton's studies. (2013), Chiu (2002), Moraes (2012), Brown (2010), Anderson (2012) and Goya (2019). This framework was used as a basis for the theoretical survey and nderstanding of methodologies, related nomenclatures, differences between maker and fab labs and innovation spaces as learning environments; also to assist during contacts and interviews in the spaces. It also presents a case study about Participatory Design, methods and techniques applied during a design process, following the methodology applied in a discipline taught for the Design course at the Federal University of Uberlândia / MG. The results obtained show how Participative Design works in the academic environment and what are the different configurations and dynamics in the Spaces Makers analyzed. The conclusion addresses some reflections on the relationship between innovation environments and methodologies, and how they can act in a complementary way, contributing to the strengthening of collective learning processes, and expanding the opportunities for dialogue between different actors, in different contexts.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDesign Participativopt_BR
dc.subjectDesign Colaborativopt_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectEspaços Makerspt_BR
dc.subjectAmbientes de inovaçãopt_BR
dc.subjectParticipatory Designpt_BR
dc.subjectCollaborative Designpt_BR
dc.subjectCollaborationpt_BR
dc.subjectMakers spacespt_BR
dc.subjectInnovation environmentspt_BR
dc.titleDesign participativo e colaboração: uma reflexão sobre espaços makers brasileiros e os processos de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeParticipatory design and collaboration: a reflection on Brazilian and learning processespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5937226037536217pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Fábio Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209362463242475pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Samuel Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8252421635756891pt_BR
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=ED4E05228092980D92C1B0A77362B70C#pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação discorre sobre a metodologia do Design Participativo inserido dentro de Espaços Makers brasileiros, como forma de melhoria nos processos de projeto e aprendizagem dentro desses ambientes. A pesquisa parte do interesse pelas áreas do Design Participativo, Design Colaborativo, Espaços Makers como ambientes de ensino e inovação, apresentando reflexões e esclarecimentos sobre abordagens colaborativas de design, e sua relação com os processos e espaços de inovação, baseadas principalmente nos estudos de Lupton (2013), Chiu (2002), Moraes (2012), Brown (2010), Anderson (2012) e Goya (2019). Tal referencial foi utilizado como base para o levantamento teórico e entendimento das metodologias, nomenclaturas relacionadas, diferenças entre espaços makers e fab labs e espaços de inovação como ambientes de aprendizagem; também para auxiliar durante os contatos e entrevistas nos espaços. Apresenta também um estudo de caso realizado sobre o Design Participativo, métodos e técnicas aplicados durante um processo de projeto, acompanhando a metodologia aplicada em uma disciplina ministrada para o curso de Design da Universidade Federal de Uberlândia/MG. Os resultados obtidos apresentam como o Design Participativo atua no meio acadêmico e quais as diferentes configurações e dinâmicas nos Espaços Makers analisados. A conclusão aborda algumas reflexões sobre a relação dos ambientes de inovação e as metodologias, e como podem atuar de forma complementar, contribuindo para o fortalecimento dos processos de aprendizagem coletivo, e ampliando as oportunidades de interlocução entre diferentes atores, em diferentes contextos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.sizeorduration98pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.815pt_BR
dc.orcid.putcode90413540-
dc.crossref.doibatchid1fe6c7ac-7b7f-4d57-9c51-528fd539ee77-
dc.subject.autorizadoArquiteturapt_BR
dc.subject.autorizadoAprendizagempt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesignParticipativoColaboracao.pdfDissertação6.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons