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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31400
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-6826-5908 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Educação Ambiental para o consumo sustentável: uso da pegada ecológica como recurso didático |
Alternate title (s): | Environmental Education for Sustainable Consumption: Use of the Ecological Footprint as a Didactic Resource |
Author: | Manhiça, José Aurélio |
First Advisor: | Silva, Adriane de Andrade |
First member of the Committee: | Costa, Adriana Monteiro da |
Second member of the Committee: | Melo Júnior, Heliomar Baleeiro de |
Third member of the Committee: | Carvalho, Fabio Janoni |
Summary: | Qualquer padrão de consumo praticado pela sociedade tem custo ambiental associado, pois, custa à natureza a utilização de áreas de solo, volumes de água, bem como a qualidade do ar e outros recursos ambientais. A atividade industrial é apontada como a principal responsável pelo aquecimento global, devido ao uso excessivo de combustíveis fósseis, que com a queima provoca a emissão de gases que aceleram o efeito estufa. Atrelado a isso, a estratégia de obsolescência programada dos produtos, além de contribuir para a produção de enormes quantidades de resíduos que poluem e contaminam os rios, mares, lençóis freáticos e solos, dão lugar ao uso indiscriminado de recursos naturais, o que compromete a capacidade de regeneração dos ecossistemas. Esse cenário torna-se ainda mais preocupante quando se lança o olhar as “regras” de convivência da sociedade contemporânea, onde a aceitação e afirmação social estão dependentes da capacidade de acompanhar o ritmo do mercado da moda, no qual os produtos estão em constante atualização. Nesse sentido, diversas iniciativas educacionais têm sido realizadas para promover o consumo sustentável, onde destaca-se a Pegada Ecológica (PE) como uma ferramenta que a partir de um estilo de vida individual e/ou coletivo calcula a quantidade de terra e água necessárias para produzir recursos e ainda assimilar os resíduos produzidos, considerando a tecnologia envolvida. O presente trabalho analisou a sustentabilidade dos hábitos de consumo de participantes do projeto de extensão PE entre estudantes da UFU e participantes externos, a partir da aplicação de um questionário da calculadora eletrônica da PE, e de perguntas correlacionadas a consumo de recursos naturais para refletir sobre as demandas dos participantes do projeto como forma de induzir para uma maior preocupação ambiental em seus estilos de vida. Por isso, defende-se a necessidade de mudança de comportamento dos participantes no que se refere ao uso de recursos naturais. A educação ambiental assume um papel primordial na ação pedagógica e na conscientização da sociedade sobre questões ambientais para que todos sejam protagonistas da mudança necessária na preservação do meio ambiente. Mesmo com certo domínio sobre questões voltadas a sustentabilidade ambiental, o consumo praticado figura-se insustentável e de acordo com os dados, seriam necessários 1,9 planetas Terra para suportarem continuamente a pegada revelada dos participantes. Portanto, mais do que discutir situações distantes da realidade do indivíduo, a metodologia de Pegada Ecológica mostra-se bastante interessante para promover reflexões entorno das próprias demandas.A essência desta ferramenta é revelar quanto de recursos naturais o planeta produz, e deste quanto podem ser extraídos sem comprometer a capacidade dos ecossistemas em fazer a reposição. A PE afigura-se como um recurso didático bastante valioso para promover a reflexão a partir dos próprios hábitos de consumo, considerando a cadeia de suprimentos dos bens e serviços usados no cotidiano. |
Abstract: | Any consumption pattern practiced by society has an associated environmental cost, since it costs nature to use soil areas, water volumes, as well as air quality and other environmental resources. Industrial activity is identified as the main responsible for global warming, due to the excessive use of fossil fuels, which with the burning causes the emission of gases that accelerate the greenhouse effect. Linked to this, the programmed obsolescence strategy of the products, in addition to contributing to the production of huge quantities of waste that pollute and contaminate rivers, seas, groundwater and soils, give rise to the indiscriminate use of natural resources, which compromises the regeneration capacity of ecosystems. This scenario becomes even more worrying, when looking at the “rules” of coexistence in contemporary society, where acceptance and social affirmation are dependent on the ability to keep pace with the fashion market, where products are constantly updated. In this sense, several educational initiatives have been carried out to promote sustainable consumption, in which the Ecological Footprint (EF) stands out, as a tool that, based on individual and / or collective lifestyle, calculates the amount of land and water needed to produce resources and still assimilate the waste produced, considering the technology involved. The present work analyzed the sustainability of the consumption habits of participants in the EF extension project between UFU students and external participants, through the application of a questionnaire on the EF electronic calculator, and questions related to the consumption of natural resources to reflect on the demands of the project participants, as a way to induce greater environmental concern in their lifestyles. As a result, it was observed that even though concerns are observed in many aspects, the need to change the behavior of the participants regarding the use of natural resources is defended. Environmental education assumes a primary role in pedagogical action in raising society's awareness of environmental issues, so that everyone is a protagonist of the necessary change in preserving the environment. Even with a certain mastery over issues related to environmental sustainability, the consumption practiced seems unsustainable, which according to the data, 1.9 Earth planets would be needed to continuously support the revealed footprint of the participants. For this reason, but rather than discussing situations that are often distant from the reality of the individual, the Ecological Footprint methodology proves to be quite interesting to promote reflections around the demands themselves. The essence of this tool is to reveal how much natural resources the planet produces, and how much can be extracted without compromising the capacity of ecosystems to make the replacement. EF appears as a very valuable teaching resource to promote reflection based on consumption habits, considering the supply chain of goods and services used in daily life. |
Keywords: | Desenvolvimento sustentável Sustainable development |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
Subject: | Educação ambiental Desenvolvimento sustentável |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental |
Quote: | MANHIÇA, José Aurélio. Educação Ambiental para o consumo sustentável: uso da pegada ecológica como recurso didático. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.794 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.794 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31400 |
Date of defense: | 26-Nov-2020 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Qualidade Ambiental |
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