Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31386
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1741-5547
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Experiências desacatam referências?: poéticas problemáticas para a criação em teatro
Título(s) alternativo(s): Do experiences defy references?: troubled poetics for theatrical creation
Autor(es): Machado, Nicolle Silva
Primeiro orientador: Silva, Narciso Larangeira Telles da
Primeiro membro da banca: Bom-tempo, Juliana Soares
Segundo membro da banca: Fahrer, Lucienne Guedes
Resumo: Os modos contemporâneos de criação cênica recriam técnicas e buscam forças nos materiais sensíveis de seus atuantes com vistas à uma cena cada vez mais pulsante. Esses processos lidam com jogos e exercícios que acionam repertórios e desejos para a criação, mas é possível estimular ambientes que disponibilizem os corpos à experiência e alcem as realidades do processo como maiores referentes? Essa pesquisa aborda aspectos práticos da criação em teatro, levantando problemas sobre as referências processuais e seu movimento de desfiguração ante a experiência dos atuantes. Pela via da investigação-criação, propõe atitudes férteis ao acontecimento, suspeitando de termos corriqueiros enquanto estabelece procedimentos para mapear problemas, referências, temáticas e circunscrever uma dramaturgia do processo de criação que se manifesta na cena borrando as convenções da representação teatral. Com etapas práticas de imersão em ateliês de criação em dois espetáculos: Pacto (2017) e A Vagabunda (2020), a pesquisa se desenvolve traçando relações entre os desejos para a criação, a experiência e as imagens que vão emergindo do processo criativo como encontro.
Abstract: Contemporary modes of scenic creation recreate techniques and seek strength in the sensitive materials of its actors with a view to an increasingly pulsating scene. These processes deal with games and exercises that trigger repertoires and desires for creation, but is it possible to stimulate environments that make bodies available to experience and reach the realities of the process as major referents? This research addresses practical aspects of theater creation, raising problems about procedural references and their disfigurement movement in the face of the experience of the actors. Through investigation-creation, it proposes fertile attitudes to the event, suspecting common terms while establishing procedures for mapping problems, references, themes and circumscribing a dramaturgy of the creative process that manifests itself in the scene, blurring the conventions of theatrical representation. With practical steps of immersion in creative studios in two shows: Pacto (2017) and A Vagabunda (2020), the research develops tracing relationships between the desires for creation, the experience and the images that emerge from the creative process as an encounter
Palavras-chave: Experiência
Referência
Representação
Teatro Performativo
Encontro
Experience
Reference
Performance
Performative Theater
Meeting
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Assunto: Teatro
Representação teatral
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Referência: MACHADO, Nicolle Silva. Experiências desacatam referências?: poéticas problemáticas para a criação em teatro. 2020. 130 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.726
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.726
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31386
Data de defesa: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ExperienciasDesacatamReferencias.pdfDissertação3.92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons