Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31386
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Machado, Nicolle Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-08T12:22:34Z | - |
dc.date.available | 2021-03-08T12:22:34Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Nicolle Silva. Experiências desacatam referências?: poéticas problemáticas para a criação em teatro. 2020. 130 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.726 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31386 | - |
dc.description.abstract | Contemporary modes of scenic creation recreate techniques and seek strength in the sensitive materials of its actors with a view to an increasingly pulsating scene. These processes deal with games and exercises that trigger repertoires and desires for creation, but is it possible to stimulate environments that make bodies available to experience and reach the realities of the process as major referents? This research addresses practical aspects of theater creation, raising problems about procedural references and their disfigurement movement in the face of the experience of the actors. Through investigation-creation, it proposes fertile attitudes to the event, suspecting common terms while establishing procedures for mapping problems, references, themes and circumscribing a dramaturgy of the creative process that manifests itself in the scene, blurring the conventions of theatrical representation. With practical steps of immersion in creative studios in two shows: Pacto (2017) and A Vagabunda (2020), the research develops tracing relationships between the desires for creation, the experience and the images that emerge from the creative process as an encounter | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMA - Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Referência | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Teatro Performativo | pt_BR |
dc.subject | Encontro | pt_BR |
dc.subject | Experience | pt_BR |
dc.subject | Reference | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Performative Theater | pt_BR |
dc.subject | Meeting | pt_BR |
dc.title | Experiências desacatam referências?: poéticas problemáticas para a criação em teatro | pt_BR |
dc.title.alternative | Do experiences defy references?: troubled poetics for theatrical creation | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Narciso Larangeira Telles da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7159513683604358 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bom-tempo, Juliana Soares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2239538709638520 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fahrer, Lucienne Guedes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3391700572983854 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1539696017832891 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Os modos contemporâneos de criação cênica recriam técnicas e buscam forças nos materiais sensíveis de seus atuantes com vistas à uma cena cada vez mais pulsante. Esses processos lidam com jogos e exercícios que acionam repertórios e desejos para a criação, mas é possível estimular ambientes que disponibilizem os corpos à experiência e alcem as realidades do processo como maiores referentes? Essa pesquisa aborda aspectos práticos da criação em teatro, levantando problemas sobre as referências processuais e seu movimento de desfiguração ante a experiência dos atuantes. Pela via da investigação-criação, propõe atitudes férteis ao acontecimento, suspeitando de termos corriqueiros enquanto estabelece procedimentos para mapear problemas, referências, temáticas e circunscrever uma dramaturgia do processo de criação que se manifesta na cena borrando as convenções da representação teatral. Com etapas práticas de imersão em ateliês de criação em dois espetáculos: Pacto (2017) e A Vagabunda (2020), a pesquisa se desenvolve traçando relações entre os desejos para a criação, a experiência e as imagens que vão emergindo do processo criativo como encontro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 130 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.726 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 90243722 | - |
dc.crossref.doibatchid | 1fe6c7ac-7b7f-4d57-9c51-528fd539ee77 | - |
dc.subject.autorizado | Teatro | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Representação teatral | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ExperienciasDesacatamReferencias.pdf | Dissertação | 3.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License