Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31386
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Nicolle Silva-
dc.date.accessioned2021-03-08T12:22:34Z-
dc.date.available2021-03-08T12:22:34Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationMACHADO, Nicolle Silva. Experiências desacatam referências?: poéticas problemáticas para a criação em teatro. 2020. 130 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.726pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31386-
dc.description.abstractContemporary modes of scenic creation recreate techniques and seek strength in the sensitive materials of its actors with a view to an increasingly pulsating scene. These processes deal with games and exercises that trigger repertoires and desires for creation, but is it possible to stimulate environments that make bodies available to experience and reach the realities of the process as major referents? This research addresses practical aspects of theater creation, raising problems about procedural references and their disfigurement movement in the face of the experience of the actors. Through investigation-creation, it proposes fertile attitudes to the event, suspecting common terms while establishing procedures for mapping problems, references, themes and circumscribing a dramaturgy of the creative process that manifests itself in the scene, blurring the conventions of theatrical representation. With practical steps of immersion in creative studios in two shows: Pacto (2017) and A Vagabunda (2020), the research develops tracing relationships between the desires for creation, the experience and the images that emerge from the creative process as an encounterpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMA - Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectReferênciapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectTeatro Performativopt_BR
dc.subjectEncontropt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectReferencept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPerformative Theaterpt_BR
dc.subjectMeetingpt_BR
dc.titleExperiências desacatam referências?: poéticas problemáticas para a criação em teatropt_BR
dc.title.alternativeDo experiences defy references?: troubled poetics for theatrical creationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358pt_BR
dc.contributor.referee1Bom-tempo, Juliana Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2239538709638520pt_BR
dc.contributor.referee2Fahrer, Lucienne Guedes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3391700572983854pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539696017832891pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoOs modos contemporâneos de criação cênica recriam técnicas e buscam forças nos materiais sensíveis de seus atuantes com vistas à uma cena cada vez mais pulsante. Esses processos lidam com jogos e exercícios que acionam repertórios e desejos para a criação, mas é possível estimular ambientes que disponibilizem os corpos à experiência e alcem as realidades do processo como maiores referentes? Essa pesquisa aborda aspectos práticos da criação em teatro, levantando problemas sobre as referências processuais e seu movimento de desfiguração ante a experiência dos atuantes. Pela via da investigação-criação, propõe atitudes férteis ao acontecimento, suspeitando de termos corriqueiros enquanto estabelece procedimentos para mapear problemas, referências, temáticas e circunscrever uma dramaturgia do processo de criação que se manifesta na cena borrando as convenções da representação teatral. Com etapas práticas de imersão em ateliês de criação em dois espetáculos: Pacto (2017) e A Vagabunda (2020), a pesquisa se desenvolve traçando relações entre os desejos para a criação, a experiência e as imagens que vão emergindo do processo criativo como encontro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration130pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.726pt_BR
dc.orcid.putcode90243722-
dc.crossref.doibatchid1fe6c7ac-7b7f-4d57-9c51-528fd539ee77-
dc.subject.autorizadoTeatropt_BR
dc.subject.autorizadoRepresentação teatralpt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExperienciasDesacatamReferencias.pdfDissertação3.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons