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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5603-2827
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Embargo Date: 2023-02-26
Title: A percepção sobre o acesso avançado em uma unidade de atenção básica à saúde
Alternate title (s): The perception of advanced access in a primary health care unit
Author: Soares, Larissa Silva
First Advisor: Junqueira, Marcelle Aparecida de Barros
First coorientator: Pereira Junior, Nilton
First member of the Committee: Bonito, Rosuita Fratari
Second member of the Committee: Moreira, Katia Fernanda Alves
Third member of the Committee: Junqueira, Marcelle Aparecida de Barros
Summary: Uma das diretrizes da Atenção Básica à Saúde (ABS) no Brasil é o primeiro contato da pessoa no sistema de saúde. O acesso ou a acessibilidade é um atributo essencial da ABS que teve avaliação ruim em pesquisas brasileiras que utilizaram o instrumento Primary Care Assessment Tool (PCATool). O sistema de agendamento certamente influencia o acesso nas unidades de saúde, e o modelo por acesso avançado (AA) tem sido implantado no Brasil, e vem obtendo melhores resultados que modelos tradicionais de agendamento. O objetivo do presente estudo é compreender a percepção de profissionais que atuam em uma unidade básica de saúde de Uberlândia-MG (Centro de Saúde Escola Jaraguá), sobre a implementação do AA. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou o grupo focal e análise de conteúdo, em que foram delimitadas as seguintes unidades temáticas: Desafios na consolidação da ABS e investimento em equipes mínimas; Tensionamentos quanto ao aumento na demanda de atendimentos individuais e sobrecarga de trabalho; Educação e saúde: intersecções necessárias entre ensino, serviço, gestão e comunidade. Concluiu-se que o CEJAR apresentou particularidades com a implementação do AA por ser uma unidade de ensino, por não ter Estratégia de Saúde da Família (ESF) consolidada e pela sobrecarga de trabalho advinda com essa agenda, o que pode contribuir para o planejamento de outras equipes que tenham interesse pelo AA, e para o desenvolvimento de Políticas Públicas sobre acesso.
Abstract: One of the guidelines of Primary Health Care (ABS) in Brazil is the person's first contact with the health system. Access or accessibility is an essential attribute of ABS that has been poorly assessed in Brazilian surveys using the Primary Care Assessment Tool (PCATool). The scheduling system certainly influences access in health units, and the model for advanced access (AA) has been implemented in Brazil, and has been getting better results than traditional scheduling models. The objective of the present study is to understand the perception of professionals who work in a basic health unit in Uberlândia-MG (Centro de Saúde Escola Jaraguá) about the implementation of AA. It is a qualitative study that used the focus group and content analysis, in which the following thematic units were delimited: Challenges in the consolidation of ABS and investment in minimal teams; Tensions regarding the increase in the demand for individual assistance and work overload; Education and health: necessary intersections between teaching, service, management and community. It was concluded that CEJAR presented particularities with the implementation of AA for being a teaching unit, for not having a consolidated Family Health Strategy (FHS) and for the work overload resulting from this agenda, which can contribute to the planning of other teams that are interested in AA.
Keywords: Atenção Básica à Saúde
Acesso aos serviços de saúde
Percepção
Profissionais
Agendamento de Consultas
Primary Health Care
Access to health services
Perception
Professionals
Appointment scheduling
Ciências médicas
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Subject: Ciências da saúde
Saúde pública
Consulta médica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Saúde da Família
Quote: SOARES, Larissa Silva. A percepção sobre o acesso avançado em uma unidade de atenção básica à saúde. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.143.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.143
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31366
Date of defense: 23-Feb-2021
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