Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31366
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Larissa Silva-
dc.date.accessioned2021-03-03T18:45:15Z-
dc.date.available2021-03-03T18:45:15Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.identifier.citationSOARES, Larissa Silva. A percepção sobre o acesso avançado em uma unidade de atenção básica à saúde. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.143.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31366-
dc.description.abstractOne of the guidelines of Primary Health Care (ABS) in Brazil is the person's first contact with the health system. Access or accessibility is an essential attribute of ABS that has been poorly assessed in Brazilian surveys using the Primary Care Assessment Tool (PCATool). The scheduling system certainly influences access in health units, and the model for advanced access (AA) has been implemented in Brazil, and has been getting better results than traditional scheduling models. The objective of the present study is to understand the perception of professionals who work in a basic health unit in Uberlândia-MG (Centro de Saúde Escola Jaraguá) about the implementation of AA. It is a qualitative study that used the focus group and content analysis, in which the following thematic units were delimited: Challenges in the consolidation of ABS and investment in minimal teams; Tensions regarding the increase in the demand for individual assistance and work overload; Education and health: necessary intersections between teaching, service, management and community. It was concluded that CEJAR presented particularities with the implementation of AA for being a teaching unit, for not having a consolidated Family Health Strategy (FHS) and for the work overload resulting from this agenda, which can contribute to the planning of other teams that are interested in AA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAtenção Básica à Saúdept_BR
dc.subjectAcesso aos serviços de saúdept_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectProfissionaispt_BR
dc.subjectAgendamento de Consultaspt_BR
dc.subjectPrimary Health Carept_BR
dc.subjectAccess to health servicespt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectProfessionalspt_BR
dc.subjectAppointment schedulingpt_BR
dc.subjectCiências médicaspt_BR
dc.titleA percepção sobre o acesso avançado em uma unidade de atenção básica à saúdept_BR
dc.title.alternativeThe perception of advanced access in a primary health care unitpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira Junior, Nilton-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7582042153586534pt_BR
dc.contributor.advisor1Junqueira, Marcelle Aparecida de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1792022710649813pt_BR
dc.contributor.referee1Bonito, Rosuita Fratari-
dc.contributor.referee2Moreira, Katia Fernanda Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3724748838946483pt_BR
dc.contributor.referee3Junqueira, Marcelle Aparecida de Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1792022710649813pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5954957065636675pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoUma das diretrizes da Atenção Básica à Saúde (ABS) no Brasil é o primeiro contato da pessoa no sistema de saúde. O acesso ou a acessibilidade é um atributo essencial da ABS que teve avaliação ruim em pesquisas brasileiras que utilizaram o instrumento Primary Care Assessment Tool (PCATool). O sistema de agendamento certamente influencia o acesso nas unidades de saúde, e o modelo por acesso avançado (AA) tem sido implantado no Brasil, e vem obtendo melhores resultados que modelos tradicionais de agendamento. O objetivo do presente estudo é compreender a percepção de profissionais que atuam em uma unidade básica de saúde de Uberlândia-MG (Centro de Saúde Escola Jaraguá), sobre a implementação do AA. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou o grupo focal e análise de conteúdo, em que foram delimitadas as seguintes unidades temáticas: Desafios na consolidação da ABS e investimento em equipes mínimas; Tensionamentos quanto ao aumento na demanda de atendimentos individuais e sobrecarga de trabalho; Educação e saúde: intersecções necessárias entre ensino, serviço, gestão e comunidade. Concluiu-se que o CEJAR apresentou particularidades com a implementação do AA por ser uma unidade de ensino, por não ter Estratégia de Saúde da Família (ESF) consolidada e pela sobrecarga de trabalho advinda com essa agenda, o que pode contribuir para o planejamento de outras equipes que tenham interesse pelo AA, e para o desenvolvimento de Políticas Públicas sobre acesso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde da Famíliapt_BR
dc.sizeorduration63pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.143pt_BR
dc.orcid.putcode89908720-
dc.crossref.doibatchid4ac907de-eb84-4c68-9346-f4755aa714b8-
dc.subject.autorizadoCiências da saúdept_BR
dc.subject.autorizadoSaúde públicapt_BR
dc.subject.autorizadoConsulta médicapt_BR
dc.description.embargo2023-02-26-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Saúde da Família (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PercepcaoSobreAcesso.pdfDISSERTAÇÃO527.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons