Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31345
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2023-01-28
Título: Consumo elevado de carboidratos durante a gestação e lactação e impactos renais e metabólicos para a prole de ratas Wistar.
Autor: Sousa, Ana Paula Chagas
Primer orientador: Balbi, Ana Paula Coelho
Primer miembro de la banca: Neiro, Érika Renata Barbosa
Segundo miembro de la banca: Deconte, Simone Ramos
Resumen: A nutrição materna saudável, antes e durante a gestação e amamentação, é crucial para o desenvolvimento adequado da progênie, uma vez que excesso de gorduras e de carboidratos ou mesmo a restrição proteica podem alterar o ambiente intrauterino e programarem doenças na vida adulta da prole, como diabetes mellitus tipo 2, obesidade, doenças cardiovasculares, entre outras. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi identificar os impactos renais e metabólicos para a prole, de diferentes idades, de ratas Wistar tratadas com frutose (20%) ou sacarose (20%) durante a gestação e lactação. Uma vez grávidas, as mães e seus filhotes fêmeas de 1, 7 e 90 dias foram divididos nos seguintes grupos: 1) Grupo Controle: mães que ingeriram água e ração comercial; 2) Grupos Frutose: mães que ingeriram solução de frutose 20% e ração comercial, e 3) Grupo Sacarose: mães que ingeriram solução de sacarose 20% e ração comercial. Foram coletados rins, fígado e coração dos filhotes fêmeas, mas as de 90 dias foram submetidas às avaliações renais e metabólicas, antes da coleta de órgãos. As mães dos grupos experimentais ingeriram menos ração e mais líquidos na gestação que as controles, além das mães do grupo Sacarose terem apresentado aumento de triglicerídeos (TG) plasmáticos e maior peso corporal na lactação. Já os filhotes, não foram diferentes para o peso corporal e pesos relativos dos órgãos coletados, mas na vida adulta, a glicemia de jejum foi maior nos grupos experimentais, além do grupo Sacarose ter apresentado aumento de TG em relação aos demais, enquanto no grupo Frutose foi observada perda de função renal, quando comparado aos controles de mesma idade. A dieta rica em carboidratos, por si só, foi capaz de provocar alterações renais e metabólicas importantes na prole, mas carboidratos diferentes interferem no tipo e magnitude dessas alterações.
Palabras clave: Programação fetal
Prole
Função renal
Frutose
Sacarose
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUSA, Ana Paula Chagas. Consumo elevado de carboidratos durante a gestação e lactação e impactos renais e metabólicos para a prole de ratas Wistar. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31345
Fecha de defensa: 28-ene-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biomédicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ConsumoElevadoDe.pdf1.41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.