Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31308
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Gestão dos resíduos sólidos em uma granja leiteira de pequeno porte no município de Uberlândia - MG
Autor(es): Sousa, Natália Aparecida Da Silva e
Primeiro orientador: Oliveira, Bruna Fernanda Faria
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Felipe Roberto Dias
Segundo membro da banca: Couto, Gustavo Ragassi de Assis
Resumo: A produção de leite e seus derivados desempenha um papel importante no suprimento de alimentos e na geração de empregos e renda para a população. No entanto, como todo processo, a indústria de laticínios gera resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas que podem impactar negativamente o ambiente, sendo necessário cuidados para minimizar e gerenciar adequadamente os mesmos. Neste contexto, esse trabalho visou avaliar e quantificar os resíduos sólidos gerados na produção de leite cru em uma granja leiteira localizada no município de Uberlândia, Minas Gerais. Para isso, realizou-se inicialmente o diagnóstico ambiental da empresa, por meio de visitas com base em um roteiro de observações, e em seguida, os resíduos sólidos foram classificados de acordo com a normativa NBR 10.004/2004 referente a classificação dos resíduos sólidos e quantificados de acordo com a massa (Kg) de cada material gerado pela empresa no período de um mês (novembro de 2019). De posse dos tipos e quantidades de resíduos gerados no local foram propostas melhorias na gestão dos resíduos da empresa. Por meio dos resultados obtidos observou-se que os dejetos dos animais, como fezes e urina provenientes das 60 vacas em lactação, são compostados no galpão de confinamento dos animais (cama de compostagem). Ademais, 78,35% dos resíduos foram classificados como IIA (Não Perigosos - Não Inertes) e a menor porcentagem gerada são seringas de uso veterinário (0,16%); seguida de embalagens de ácido paracético (0,21%), os quais são classe I (Perigosos), representando parte dos 21,65%. Em relação, aos tipos de resíduos sólidos gerados, em novembro de 2019, totalizaram em 122,865 kg, no qual, dentre eles: o lixo doméstico (65,11%) originado na moradia dos funcionários que habitam na fazenda, seguido de luvas (9,77%), embalagens plásticas de ração bovina (7,02%) e; botas de borracha (5,44%). Por fim, realizou-se a proposta de um gerenciamento adequado de resíduos sólidos separando-os em 05 categorias: Não Recicláveis, Recicláveis, Orgânico, Resíduos Perfurocortantes e Embalagens de Medicamentos, seguido da educação ambiental aos funcionários e monitoramento mensal por um profissional da área ambiental. Por meio deste trabalho, espera-se reduzir a geração dos resíduos sólidos na propriedade em estudo; de promover a organização do ambiente de trabalho e da segurança dos trabalhadores; e, principalmente, de realizar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos produzidos, nos moldes e princípios da PNRS e normas vigentes.
Palavras-chave: Granja leiteira
Gestão de resíduos
Leite Cru
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUSA, Natália Aparecida da Silva e. Gestão dos resíduos sólidos em uma granja leiteira de pequeno porte no município de Uberlândia - MG. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31308
Data de defesa: 14-Jan-2021
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GestãoDosResíduos.pdf2.07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.