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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5666-6595
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A Educação Superior como um espaço para todos/as: as necessidades formativas de docentes universitários/as rumo à inclusão de educandos/as com deficiência
Alternate title (s): Higher Education as a space for all: the training needs of university teachers towards the inclusion of students with disabilities
Author: Silva, Lorrane Stéfane
First Advisor: Campos, Vanessa T. Bueno
First member of the Committee: Coimbra, Camila Lima
Second member of the Committee: Gaspar, Maria de Lourdes Ribeiro
Summary: Esta pesquisa de mestrado insere-se na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e tem como objeto de estudo a formação permanente de docentes universitários/as na perspectiva da Educação para todos/as. A pergunta principal que orientou a investigação foi: quais são as necessidades formativas de docentes de cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento da UFU que lecionaram para educandos/as com deficiência? O objetivo geral da pesquisa foi: identificar e analisar as necessidades formativas de docentes de cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento da Universidade Federal de Uberlândia para que a inclusão de educandos/as com deficiência seja efetiva. Os objetivos específicos foram: apreender a partir da interlocução com docentes da UFU de diferentes áreas do conhecimento os saberes necessários para uma prática educativa inclusiva a fim de contribuir para a formação autônoma e emancipatória de educandos/as com deficiência; analisar a partir do diálogo com docentes da UFU de diferentes áreas do conhecimento se a formação permanente possibilita a (re)pensar na Educação Superior na perspectiva de todos/as. Elaboramos nossa discussão sobre a educação na perspectiva de todos/as embasadas em Aranha (2005); Diniz (2012); Diniz, Barbosa e Santos (2009); Freire (1996, 1987, 1982, 1967); Sampaio e Sampaio (2009) entre outros, em documentos da ONU como a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, e na legislação brasileira, como a Constituição Federal, a LDBEN e a LBI. Dissertamos sobre necessidades formativas de docentes universitários/as pautadas em Freire (1997,1996,1981); Campos (2010, 2017); Imbernón (2012, 2017); Melo e Campos (2019), Pimenta e Anastasiou (2002). No que tange ao percurso metodológico, esta é uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Construímos os dados mediante aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada com 8 docentes da UFU que lecionaram para educandos/as com deficiência e analisamos os dados segundo a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). A partir da interlocução com os/as colaboradores/as da pesquisa depreendemos que a presença de políticas públicas não é suficiente para garantia de educação para todos/as de qualidade. Na UFU há uma tentativa de promover a efetiva inclusão, mas os/as colaboradores/as indicaram fragilidades que impedem a promoção da equidade nas condições de acesso e permanência dos/as educandos/as com deficiência, tais como: a estrutura arquitetônica carece de adequações, falta de divulgação do trabalho realizado pelo núcleo de acessibilidade, carência de recursos materiais e humanos. Sobre as necessidades formativas, os/as colaboradores/as apontam que a comunicação com educandos/as surdos/as é dificultada por não saberem Libras, que a ausência de diálogo entre diferentes setores da UFU os impossibilitam de pensar em meios de tornarem suas práticas inclusivas, pois muitas vezes não sabem que existem educandos/as com deficiência em suas turmas. Diante destas dificuldades identificadas nos relatos dos/as docentes consideramos indispensável que as IES ofereçam uma educação de qualidade e garanta ações que favoreçam não só o ingresso de pessoas com deficiência, como a permanência e a conclusão dos cursos de graduação.
Abstract: This master's research is part of the line of research Knowledge and Educational Practices of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia and its object of study is the permanent training of university teachers in the perspective of Education for all. The main question that guided the investigation was: what is the training needs of professors of undergraduate courses in different areas of knowledge at UFU who taught to students with disabilities? The general objective of the research was: to identify and analyze the training needs of teachers of undergraduate courses in different areas of knowledge at the Federal University of Uberlândia so that the inclusion of students with disabilities is effective. The specific objectives were: to learn from the dialogue with professors from UFU from different areas of knowledge the knowledge necessary for an inclusive educational practice in order to contribute to the autonomous and emancipatory training of students with disabilities; analyze from the dialogue with professors from UFU from different areas of knowledge if permanent training makes it possible to (re) think about Higher Education from the perspective of all. We elaborated our discussion about education from the perspective of everyone based on Aranha (2005); Diniz (2012); Diniz, Barbosa and Santos (2009); Freire (1996, 1987, 1982, 1967); Sampaio and Sampaio (2009) among others, in UN documents such as the World Declaration on Education for All, and in Brazilian legislation, such as the Federal Constitution, LDBEN and LBI. We talked about the training needs of university professors / those based on Freire (1997,1996,1981); Campos (2010, 2017); Imbernón (2012, 2017); Melo and Campos (2020), Pimenta and Anastasiou (2002). Regarding the methodological path, this is an exploratory research with a qualitative approach. We constructed the data by applying a questionnaire and conducting a semi-structured interview with 8 professors from UFU who taught to students with disabilities and analyzed the data according to the Content Analysis proposed by Bardin (2011). From the dialogue with the research collaborators, we understand that the presence of public policies is not enough to guarantee quality education for all. At UFU there is an attempt to promote effective inclusion, but the collaborators indicated weaknesses that prevent the promotion of equity in the conditions of access and permanence of students with disabilities, such as: the architectural structure lacks adaptations, lack of disclosure of the work carried out by the accessibility center, lack of material and human resources. Regarding training needs, employees point out that communication with deaf students is made difficult by not knowing Libras, that the lack of dialogue between different sectors of the UFU makes it impossible to think of ways to make their practices inclusive, because they often do not know that there are students with disabilities in their classes. In view of these difficulties identified in the teachers' reports, we consider it essential that the HEIs offer a quality education and guarantee actions that favor not only the entry of people with disabilities, but the permanence and conclusion of undergraduate courses.
Keywords: Docência Universitária
Necessidades Formativas
Formação Permanente
Educação Para Todos/as
Educandos/as com Deficiência
University Teaching
Training needs
Permanent Formation
Education for all
Students with Disabilities
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Subject: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SILVA, Lorrane Stéfane. A Educação Superior como um espaço para todos/as: as necessidades formativas de docentes universitários/as rumo à inclusão de educandos/as com deficiência. 2021. 261 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.79
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.79
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31283
Date of defense: 10-Feb-2021
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