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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31277
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-0080-1399 |
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A periodização do desenvolvimento e a teoria da atividade de estudo de D. B. Elkonin: uma análise à luz da teoria da subjetividade |
Título(s) alternativo(s): | The periodization of development and the theory of learning activity of D. B. Elkonin: an analysis in the light of the theory of subjectivity |
Autor(es): | Lopes, Ewellyne Suely de Lima |
Primeiro orientador: | Puentes, Roberto Valdés |
Primeiro membro da banca: | Lazaretti, Lucinéia Maria |
Segundo membro da banca: | Longarezi, Andréa Maturano |
Terceiro membro da banca: | Nascimento, Ruben de Oliveira |
Quarto membro da banca: | Pasqualini, Juliana Campregher |
Resumo: | A pesquisa apresenta uma análise acerca das contribuições de D. B. Elkonin à psicologia histórico-cultural, abordando especificamente sua hipótese sobre a periodização do desenvolvimento psíquico e seus aportes à teoria da atividade de estudo. A teoria da subjetividade, proposta por Fernando González Rey, desempenha o papel de lente para a referida análise. O estudo define-se como uma pesquisa teórica inspirada pelos princípios da epistemologia qualitativa e do método construtivo-interpretativo. A partir da revisão da literatura científica brasileira, é identificada a ausência de estudos aprofundados sobre a obra de Elkonin. Tendo em vista a relevância de seu trabalho sobre o desenvolvimento psíquico e a relação entre este e a aprendizagem, estabeleceu-se o objetivo geral de analisar, à luz da teoria da subjetividade, a influência que sua hipótese sobre a periodização do desenvolvimento psíquico exerceu sobre a teoria da atividade de estudo. Como resultado, conclui-se que a visão de Elkonin sobre o sujeito e o desenvolvimento é marcada pelo determinismo social, pela ênfase na assimilação e na atividade objetal, pela ausência de atenção aos processos emocionais e uma compreensão fragmentada dos processos psíquicos e perpassa tanto seus estudos sobre a periodização quanto sobre a teoria da atividade de estudo. Nesse sentido, o sujeito caracteriza-se primordialmente como o executor da atividade e o desenvolvimento como um processo de formação da personalidade, concebida como o nível psicológico mais elevado, alcançado somente no final da adolescência e início da vida adulta, quando o indivíduo é capaz de autocontrolar-se, regular sua atividade e integrar as forças produtivas da sociedade de forma autônoma. Desse modo, considera-se que a pesquisa alcança seu propósito de colaborar para preencher lacunas no entendimento sobre a obra de Elkonin, abrindo novas possibilidades de compreensão e avanço no estudo acerca do desenvolvimento psíquico e subjetivo. |
Abstract: | The research presents an analysis of D. B. Elkonin’s contributions to historical-cultural psychology, specifically addressing his hypothesis about the periodization of mental development and his contributions to the theory of learning activity. González Rey’s theory of subjectivity is used as a lens for this analysis. The study is defined as a theoretical research, inspired by the principles of qualitative epistemology and the constructiveinterpretative method. Reviewing the Brazilian scientific literature made possible to identify the absence of in-depth studies on Elkonin’s work. Therefore, considering the relevance of his work regarding mental development and its relationship with learning, the general objective of this research was posed as: analyzing, in the light of subjectivity theory, the influence that his hypothesis on the periodization of mental development had on the theory of learning activity. As a result, it is concluded that Elkonin’s view on the concepts of subject and development is defined by social determinism, emphasis on assimilation and object activity, lack of attention to emotional processes and a fragmented understanding of mental processes. His studies on periodization and on the theory of learning activity are both affected by this understanding. Accordingly, the subject is characterized primarily as the performer of the activity and, mental development is considered as a process of personality formation, conceived as the highest psychological level, reached only in late adolescence and early adulthood. At this point, individuals are capable of self-control, regulating their activity and becoming part of the productive forces of society in an autonomous way. Hence, it is considered that the present research achieves its purpose of collaborating to fill gaps in the understanding of Elkonin’s work, opening up new possibilities for comprehending and advancing in the study about mental and subjective development. |
Palavras-chave: | D. B. Elkonin Periodização do desenvolvimento psíquico Teoria da atividade de estudo Teoria da subjetividade Periodization of mental development Theory of learning activity Theory of subjectivity |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Assunto: | Elkonin, D. B. (Daniil Borisovich), 1904-1984 Subjetividade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | LOPES, Ewellyne Suely de Lima. A periodização do desenvolvimento e a teoria da atividade de estudo de D. B. Elkonin: uma análise à luz da teoria da subjetividade. 2020. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5503. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5503 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31277 |
Data de defesa: | 21-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TESE - Educação |
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