Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31217
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3046-8291
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Habitação temporária para operários: moradia para trabalhadores deslocados de suas origens
Autor: Segura, Íngrid Mendes
Primer orientador: Oliveira, Juliano Carlos Cecílio Batista
Primer miembro de la banca: Villa, Simone Barbosa
Segundo miembro de la banca: Laverde, Albenise
Tercer miembro de la banca: Alves, Henrique Vitorino Souza
Cuarto miembro de la banca: Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim
Resumen: Diante da relação de proximidade entre as condições de vida de trabalhadores da construção civil, deslocados de suas origens, e as de trabalho escravo da contemporaneidade, de acordo com as fontes de pesquisa utilizadas, o projeto proposto tem como objetivo principal oferecer ambientes providos de um maior conforto, identidade e privacidade, visando uma vida mais digna à quem executa projetos dentro de um dos setores que mais movimentam a economia mundial: a construção civil. A partir de visitas técnicas, leituras e pesquisas, constatou-se que grandes empreendimentos da construção civil, executados no estado de São Paulo, utilizam mão de obra advinda, principalmente, da região Nordeste do Brasil. Esses trabalhadores são instalados em dois tipos de moradias: casas alugadas nas cidades das obras ou alojamentos montados no próprio canteiro. As análises presenciais possibilitaram uma relação com as pesquisas, que contribuíram para conclusão de que não há uma preocupação real com as condições de vida e moradia dessas pessoas, uma vez que se trata de uma vida completamente coletiva, sem muitos momentos de lazer ou descanso, com o mínimo exigido por norma em termos de infraestrutura. Frente a essas conclusões, e pensando na exequibilidade do projeto proposto, foram utilizados os conceitos de pré-fabricação e modularidade na concepção do mesmo, a fim de atender às suas necessidades de mobilidade, agilidade de montagem, resistência, custo e conforto. Assim, criaram-se módulos-painéis, compostos por elementos estruturais e de vedação, os quais, por meio da justaposição, construirão cada ambiente do programa do alojamento, proposto com base nas percepções e conversas das visitas técnicas.
Palabras clave: Habitação temporária
Coordenação modular
Alojamento trabalhadores
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SEGURA, Íngrid Mendes. Habitação temporária para operários: moradia para trabalhadores deslocados de suas origens. 2020. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31217
Fecha de defensa: 16-dic-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
HabitaçãoTemporáriaOperários.pdfTCC452.8 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.