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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8571-1711
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Estudo da aplicabilidade de ferramentas refrigeradas internamente na usinagem de ferro fundido cinzento
Alternate title (s): Study of the applicability of internally cooled tools on gray cast iron machining
Author: Bazon, Victor Tallis
First Advisor: Silva, Marcio Bacci da
First coorientator: Fernandes, Gustavo Henrique Nazareno
First member of the Committee: Ziberov, Maksym
Summary: Neste trabalho foi proposta uma nova técnica inovadora que utiliza o conceito de refrigeração interna à ferramenta de corte. Para isso realizou-se um estudo sobre o comportamento de ferramentas de metal duro, refrigeradas internamente, no torneamento de Ferro Fundido Cinzento por Fundição Contínua (FoFo). As variáveis de entrada do processo foram: velocidade de corte (𝑉𝑐) (100 e 150 m/min), profundidade de corte (𝑎𝑝) (1,0 e 2,0 mm) e ambientes, Fluido de Corte Abundante (FCA) e Ferramenta Refrigerada Internamente (FRI). As variáveis resposta foram: força de usinagem e integridade superficial (rugosidade, microdureza e metalografia) além de tipos e mecanismos de desgaste. Os principais resultados indicaram que as força de corte foram maiores com a utilização das FRIs, em comparação com o FCA, sendo um possível indicativo do efeito da maior capacidade de refrigeração das FRIs. Em relação à rugosidade, para maior velocidade de corte (150 m/min), portanto maior geração de calor e temperatura, o ambiente FRI apresentou melhores resultados. A análise de microdureza subsuperficial indicou que ambos os processos, FRI e FCA, como esperado, causaram encruamento do material. O método FRI apresentou resultados maiores de microdureza, possivelmente por conta da baixa capacidade lurificante do sistema. O tipo de desgaste mais evidente nas ferramentas de corte foi o desgaste de flanco, enquanto os mecanismos predominates foram de adesão (atrittion), comuns em baixas velocidades de corte assim como o desgaste abrasivo.
Abstract: In this work, an innovative technique was proposed using the concept of internal cooling of the cutting tool. For this purpose, a study was carried out on the behavior of carbide tools, internally cooled, in the turning of Gray Cast Iron by Continuous Casting (FoFo). The process input variables were: cutting speed (𝑉𝑐) (100 and 150 m / min), cutting depth (𝑎𝑝) (1.0 and 2.0 mm) and environments, Abundant Cutting Fluid (ACF) and Internally Cooled Tool (ICT). The response variables were: cutting forces, surperficial integrity (roughness, microhardness and metallography) as well as types and mechanisms of wear. The main results indicated that the cutting forces were greater with the use of ICT, in comparison with the ACF, being a possible indication of the effect of the greater cooling capacity of ICTs. In relation to roughness, for a higher cutting speed (150 m/min), therefore greater heat and temperature generation, the ICT environment showed better results. The analysis of subsurface microhardness indicated that both processes, ICT and ACF, as expected, caused hardening of the material. The ICT method showed higher results of microhardness, possibly due to the low lurifying capacity of the system. The most evident type of wear on cutting tools was flank wear, while the predominant mechanisms were adhesion (atrittion), common at low cutting speeds as well as abrasive wear.
Keywords: Ferro fundido cinzento
Torneamento
Ferramenta refrigerada internamente
Fluido de corte abundante
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BAZON, Victor Tallis. Estudo da aplicabilidade de ferramentas refrigeradas internamente na usinagem de ferro fundido cinzento. 2020. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31150
Date of defense: 21-Dec-2020
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

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