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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31146
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Desafios e possibilidades do uso da experimentação remota no ensino de física na educação básica |
Título (s) alternativo (s): | Challenges and possibilities of using remote experimentation in teaching physics in basic education |
Autor: | Cardoso, Dayane Carvalho |
Primer orientador: | Takahashi, Eduardo Kojy |
Primer miembro de la banca: | Ustra, Sandro Rogerio Vargas |
Segundo miembro de la banca: | Souza Jr, Arlindo José de |
Tercer miembro de la banca: | Silva, Juarez Bento |
Cuarto miembro de la banca: | Galembeck, Eduardo |
Resumen: | A experimentação remota possibilita que professores e alunos tenham acesso a experimentos reais, por meio de um computador ou um dispositivo móvel conectado à internet. Dessa forma, alunos de escolas públicas da educação básica, por exemplo, podem ter a oportunidade de participar de atividades experimentais em laboratório de ciências mesmo quando a escola não possui esses laboratórios. Porém, percebemos que a adoção, o uso e a disseminação da experimentação remota ainda se constituem um desafio, especialmente para professores de física da educação básica. Por isso, entrevistamos seis professores da educação básica com o intuito de investigar como os desafios e as possibilidades do uso da experimentação remota no ensino de física emergem a partir das suas perspectivas de ensino e aprendizagem. Como referencial metodológico, utilizamos a Entrevista Compreensiva, que não faz uso de uma fundamentação teórica a priori e visa uma produção teórica a partir de uma articulação entre dados e hipóteses. Assim, a partir da análise preliminar das falas dos entrevistados, percebemos que a concepção do professor sobre atividades didáticas experimentais em física representa um desafio para a apropriação da experimentação remota (ER). Escutas atentas posteriores revelaram, ainda, que outros desafios sobressaem. Um deles é a prevalência de uma cultura escolar inadequada aos objetivos educacionais hodiernos, que reforça uma resistência à inovação no ensino de física, especialmente, no uso da ER. Outro, é o conflito entre os desejos e as necessidades dos professores de física e a capacidade dos ER em satisfazê-los. As possibilidades para superar esses desafios foram desvendadas nas falas desses professores e alinhadas às nossas concepções. Em aspectos gerais correspondem à uma maior aproximação entre universidade e escola por meio de projetos conjuntos. |
Abstract: | Remote Experimentation allows teachers and students to access real experiments, through a computer or a mobile device connected to the internet. In this way, public schools students in basic education, for example, may have the opportunity to participate in experimental activities in science laboratories even when the school does not have such laboratories. However, we realize that the adoption, use and dissemination of Remote Experimentation are still challenging, especially for basic education physics teachers. For this reason, we interviewed six basic education teachers to investigate how the challenges and possibilities of using remote experimentation in teaching Physics emerge from their teaching and learning perspectives. As a methodological framework, we use the Comprehensive Interview, which does not use a priori theoretical foundation and aims at a theoretical production based on an articulation between data and hypotheses. Thus, from the preliminary analysis of the interviewees' statements, we realized that the teacher's conception of experimental didactic activities in physics represents a challenge for the appropriation of remote experimentation (RE). Later attentive listening also revealed that other challenges stand out. One of them is the prevalence of a school culture inadequate to today's educational objectives, which reinforces a resistance to innovation in the teaching of physics, especially in the use of RE. Another is the conflict between the wishes and needs of physics teachers and the ability of ERs to satisfy them. The possibilities to overcome these challenges were revealed in the statements of these teachers and aligned with our conceptions. In general, they correspond to a closer relationship between university and school through joint projects. |
Palabras clave: | Experimentação Remota Atividades Didáticas Experimentais Ensino de Física Remote Experimentation Experimental Activities Physics Teaching |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tema: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | CARDOSO, Dayane Carvalho. Desafios e Possibilidades do Uso da Experimentação Remota no Ensino de Física na Educação Básica. 2017. 134 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3911 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3911 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31146 |
Fecha de defensa: | 21-ago-2020 |
Aparece en las colecciones: | TESE - Educação |
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