Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31104
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6932-6031
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Identidade etnicorracial: dizeres que velam, silêncios que denunciam
Título(s) alternativo(s): Ethnicorracial identity: speeches that watch over, silences that denounce
Autor(es): Silva, Eulia Rejane
Primeiro orientador: Bertoldo, Ernesto Sérgio
Primeiro membro da banca: Santos, João Bosco Cabral dos
Segundo membro da banca: Santos, Neli Edite dos
Terceiro membro da banca: Miranda, Cássio Eduardo Soares
Quarto membro da banca: Novais, Gercina Santana
Resumo: Esta tese objetiva analisar práticas linguístico-discursivas para verificar como interdiscursividades sobre a temática racial podem incidir nos processos de subjetivação de uma professora que trabalha com crianças. Teórica e metodologicamente, as análises são fundamentadas por conceitos da Análise de Discurso (AD) de base pêcheuxtiana e contribuições de pesquisadores da infância e das questões raciais. Conceitos como interdiscurso, formação discursiva, sujeito, identificação, acontecimento e silêncio foram mobilizados para interpretarmos pistas dos processos de subjetivação no processo de constituição da participante como sujeito-professora. Os objetivos específicos são: (i) problematizar dizeres de uma professora da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de ensino para analisar discursividades sobre a educação para as relações etnicorraciais- ERER; (ii) investigar como os discursos enunciados nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008 evidenciam processos de (des)identificação com a temática racial. Para compor o corpus da pesquisa, foram realizadas gravações em áudio de aulas de uma professora por considerarmos que a sala de aula é uma instância discursiva que figura como lugar de recriação de saberes. Nesse sentido, assumimos o sujeito sendo constituído pela falha, pela não possibilidade de dizer tudo e que se deixa flagrar na materialidade linguística. Verificamos dois atravessamentos discursivos constituindo a professora. O primeiro deles advém dos documentos oficiais (diretrizes, referenciais, leis) que sustentam a proposta pedagógica da escola. O segundo resulta da formação continuada específica sobre a temática racial. Assim, a hipótese inicial de que os efeitos das leis que tratam da história e cultura africana e afro-brasileira podem ser verificados no PPP das escolas e são capazes de impulsionar mudanças nas práticas pedagógicas, na perspectiva de construir uma educação antirracista, possibilitou interpretar que a professora sofreu e estabeleceu subjetivações no decorrer de sua constituição na temática racial. Sob efeito da interpelação desses documentos, ela assume a ERER e as discursivizações dela ganham relevância porque ajudam a refletir sobre valores, ideias e concepções que estão sendo construídas desde a infância.
Abstract: This thesis aims at analysing linguistic-discursive practice to verify how interdiscursivity about ethnic-racial relations can incide at a child’s teacher subjetivation process. Theoretically and methodologically the analysis was supported by concepts of Discourse Analyses (AD) affiliated to Pêcheux's theory and contributions by researchers of childhood and racial themes. Conceptions such as interdiscourse, discoursive formations, subject, identification, discursive event and silence are used to interpret clues to the subjective processes during her constitution as a subject-teacher. The specific goals are: (i) to discuss teacher's sayings in in a municipal pre-school to verify discursivities about ethnic-racial education; (ii) investigate how the speeches enunciated in the laws 10.639/2003 and 11.648/2008 can evidence processes of (des)identification with the racial theme. In order to compose the corpus of the research, classes giving by one teacher because we assuming the classroom as a discursive instance in which knowledge is being recreated. In this way, we assume the subject being constituted by the flaw, for the nonpossibility to say everything, that can be known in linguistic materiality. Two discursive crossings were noticed constituting the teacher. The first comes from the official documents (guidelines and laws) that support the school’s pedagogical proposal. The second results from specific formation on race issues. Results have shown that the initial hypothesis about the effects of laws about African and Afro-Brazilian history and culture can be verified in the schools’ PPP causing changes in pedagogical practices. Teacher suffered and established subjectivities during her constitution in the racial theme under the influence of these documents. She assumes Education of Racial and Ethnic Relation (ERER) and her discursivizations gain relevance because they make it possible to reflect on values, ideas and conceptions that have been built since childhood. KEY
Palavras-chave: Educação Infantil
Leis nº 10639/2003 e 11645/2008
Identificação
Silêncio
Sentido
Linguística
Pre-school
Laws 10639/2003 and 11645/2008
Silence
Sense
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Educação infantil
Conscientização racial em crianças
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: SILVA, Eulia Rejane. Identidade etnicorracial: dizeres que velam, silêncios que denunciam. 2020. 269 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.575.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.575
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31104
Data de defesa: 8-Set-2020
Aparece nas coleções:TESE - Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IdentidadeEtnicorracialDizeres.pdfTese9.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.