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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Leitura: da escrita da fala à fala da escrita: um estudo de distorções no ensino da leitura nas classes de alfabetização
Título (s) alternativo (s): Reading: from speech writing to writing speech: a study of distortions in the teaching of reading in literacy classes
Autor: Borges, Teresa Maria Machado
Primer orientador: Jesus, Osvaldo Freitas de
Resumen: Este trabalho tem por objetivo estudar o problema da LEITURA VOCALIZADA nas classes de alfabetização, baseando-se em princípios da Psicolingilística e da Psicologia Genética, assim como em dados colhidos nas escolas públicas da cidade de Uberaba-MG. Partindo do pressuposto de que não existe leitura separada do processo de compreensão, busca explicar e justificar tal hipótese a partir da teoria das relações entre PENSAMENTO e LINGUAGEM de Piaget e Vygotsky. Esta abordagem é ampliada com o estudo das relações entre PENSAMENTO e LINGUAGEM ESCRITA, a fim de embasar a discussão sobre os procedimentos utilizados na leitura silenciosa e na leitura oral. Para tanto, este trabalho apoia, de modo especial, nas pesquisas de Frank Smith e Emília Ferreiro. No passado, as dificuldades de impressão e de acesso aos textos escritos deram à LEITURA ORAL um papel relevante. Tal situação, condicionou a concepção de leitura com passagem obrigatória pelo oral na construção do sentido do texto, concepção esta amplamente incorporada pela escola fundamental. Entretanto, ao se preocuparem com o ensino da leitura, os métodos de alfabetização acabaram por transformar o caráter comunicativo e socializante da leitura oral, em um processo mecânico de vocalização dos sinais gráficos da escrita, com o objetivo de ensinar e, concomitantemente, de avaliar os progressos do aprendiz. Os dados que esta pesquisa colheu entre a população de professores alfabetizadores confirmam claramente a hipótese deste trabalho.
Abstract: This work aims at studying the problem of the VOCALIZED READING in classrooms of reading and writing, based on the recent principies of psycholinguistic and genetic psychology as well as on the data gathered in the public schools of Uberaba, MG. Starting from the assumption that reading ohould never be separated from the process of comprehension, this work tries to explain and justify such a hypothesis using Piagefs and Vygotsky's theory and language relationship. This discussion was widened through the studies of the relationship between thought and written language, in order to establish the grounds for the understanding of the silent and vocalized reading. Needless to say that Frank Smith and Emilia Ferreiro were fundamental for this purpose. In the past, due to the difficulties of print and the access to written texts, there happened to be a predominance of the oral language. Unfortunately, such a situation engendered the conception that reading must go through the process of vocalization, if meaning is to be obtained from the written text. This conception is still widespread especially in the fundamental school. However, this methodo of "alphabetization" as they dealt with reading, they ended up with transforming the socializing and communicative oral approach into a mechanic process of vocalizing the graphic signs of the written system, aiming simultaneously at evaluating the progress of the leaner as well. The data which this research gathered among the population of teachers of reading and writing in the fundamental school of Uberaba clearly confirmed the hypothesis of the work.
Palabras clave: Alfabetização
Psicolingilística
Psicologia genética
Educação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: BORGES, Teresa Maria Machado. Leitura: da escrita da fala à fala da escrita: um estudo de distorções no ensino da leitura nas classes de alfabetização. 1995. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1995.20.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.1995.20
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31101
Fecha de defensa: 1995
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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