Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31073
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Artes e design para o enem em ações formativas integradas |
Autor(es): | Reis, Thamires Maitra Rodrigues Dos |
Primeiro orientador: | Laurentiz, Luiz Carlos de |
Resumo: | O Enem é maior exame realizado no País com 6.774.8991 inscrições no ano de 2018 e é hoje a principal forma de acesso ao ensino superior. Entre as competências curriculares abordadas no exame se encontra a disciplina de artes na área de linguagens códigos e suas tecnologias. O projeto Ações formativas integradas (AFIN) da Pró reitoria de extensão da Universidade Federal de Uberlândia anualmente oferta gratuitamente aulas com conteúdos preparatórios para o exame nacional do ensino médio (ENEM) auxiliando os candidatos que estão cursando ou são oriundos da rede pública de ensino. Neste projeto procura-se observar a prática da licenciatura dentro do projeto, especificamente na disciplina de artes atentando-se a arte educação, utilizando para isso metodologias de design. Esse trabalho apresenta a partir da pesquisa o material de apoio criado para a disciplina de artes do projeto AFIN apresen¬tando o design e suas metodologias como uma possibilidade de abordagem pedagógica visto que o design é interdisciplinar e se relaciona diretamente com a arte, desenvolvendo tanto as habilidades manuais, quanto mentais, permitindo a junção de pensamento critico e criativo. Este trabalho de pesquisa é de natureza teórico-prática. Baseia-se em levantamentos bibliográ¬ficos, leituras críticas, e analises buscando-se pensar em abordagem pedagógicas e metodologias de artes e design para apoiar as aulas de artes dentro do programa AFIN. |
Abstract: | Enem is the largest exam carried out in the country with 6,774,8991 enrollments in 2018 and is today the main form of access to higher education. Among the curricular skills covered in the exam is the discipline of arts in the area of code languages and their technologies. The Integrated Training Actions (AFIN) project of the Dean of Extension of the Federal University of Uberlândia annually offers classes free of charge with preparatory content for the national high school exam (ENEM), assisting candidates who are taking or coming from the public school system . In this project, we seek to observe the practice of undergraduate degrees within the project, specifically in the discipline of arts, focusing on art education, using design methodologies for this. This work presents, from the research, the support material created for the arts discipline of the AFIN project, presenting design and its methodologies as a possibility of a pedagogical approach since design is interdisciplinary and is directly related to art, developing both manual as well as mental skills, allowing the junction of critical and creative thinking. This research work is of a theoretical-practical nature. It is based on bibliographic surveys, critical readings, and analyzes seeking to think of pedagogical approaches and methodologies of arts and design to support art classes within the AFIN program. |
Palavras-chave: | Arte educação enem design cursos populares AFIN Educação popular extensão |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | REIS, Thamires Maitra Rodrigues Dos. Artes e design para o enem em ações formativas integradas. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31073 |
Data de defesa: | 10-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ArtesEDesign.pdf | 5.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.