Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31073
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorReis, Thamires Maitra Rodrigues Dos-
dc.date.accessioned2021-01-18T17:38:58Z-
dc.date.available2021-01-18T17:38:58Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationREIS, Thamires Maitra Rodrigues Dos. Artes e design para o enem em ações formativas integradas. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31073-
dc.description.abstractEnem is the largest exam carried out in the country with 6,774,8991 enrollments in 2018 and is today the main form of access to higher education. Among the curricular skills covered in the exam is the discipline of arts in the area of ​​code languages ​​and their technologies. The Integrated Training Actions (AFIN) project of the Dean of Extension of the Federal University of Uberlândia annually offers classes free of charge with preparatory content for the national high school exam (ENEM), assisting candidates who are taking or coming from the public school system . In this project, we seek to observe the practice of undergraduate degrees within the project, specifically in the discipline of arts, focusing on art education, using design methodologies for this. This work presents, from the research, the support material created for the arts discipline of the AFIN project, presenting design and its methodologies as a possibility of a pedagogical approach since design is interdisciplinary and is directly related to art, developing both manual as well as mental skills, allowing the junction of critical and creative thinking. This research work is of a theoretical-practical nature. It is based on bibliographic surveys, critical readings, and analyzes seeking to think of pedagogical approaches and methodologies of arts and design to support art classes within the AFIN program.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectenempt_BR
dc.subjectdesignpt_BR
dc.subjectcursos popularespt_BR
dc.subjectAFINpt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectextensãopt_BR
dc.titleArtes e design para o enem em ações formativas integradaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Laurentiz, Luiz Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7362972303644174pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6388870645380839pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO Enem é maior exame realizado no País com 6.774.8991 inscrições no ano de 2018 e é hoje a principal forma de acesso ao ensino superior. Entre as competências curriculares abordadas no exame se encontra a disciplina de artes na área de linguagens códigos e suas tecnologias. O projeto Ações formativas integradas (AFIN) da Pró reitoria de extensão da Universidade Federal de Uberlândia anualmente oferta gratuitamente aulas com conteúdos preparatórios para o exame nacional do ensino médio (ENEM) auxiliando os candidatos que estão cursando ou são oriundos da rede pública de ensino. Neste projeto procura-se observar a prática da licenciatura dentro do projeto, especificamente na disciplina de artes atentando-se a arte educação, utilizando para isso metodologias de design. Esse trabalho apresenta a partir da pesquisa o material de apoio criado para a disciplina de artes do projeto AFIN apresen¬tando o design e suas metodologias como uma possibilidade de abordagem pedagógica visto que o design é interdisciplinar e se relaciona diretamente com a arte, desenvolvendo tanto as habilidades manuais, quanto mentais, permitindo a junção de pensamento critico e criativo. Este trabalho de pesquisa é de natureza teórico-prática. Baseia-se em levantamentos bibliográ¬ficos, leituras críticas, e analises buscando-se pensar em abordagem pedagógicas e metodologias de artes e design para apoiar as aulas de artes dentro do programa AFIN.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration108pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArtesEDesign.pdf5.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.