Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31035
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Programa de educação ambiental na comunidade Taboca em Minas Gerais - relato de experiência
Título (s) alternativo (s): Environmental education program in the Taboca community in Minas Gerais - experience report
Autor: Santos, Mariana de Almeida
Primer orientador: Tavares Júnior, Melchior José
Primer miembro de la banca: Amaral, Fábio Augusto do
Segundo miembro de la banca: Morais, Tatiane Pereira Santos
Resumen: O objetivo desse texto é relatar e discutir uma experiência de caráter extensionista em Educação Ambiental realizada entre 2018 e 2019 na comunidade Taboca, no município de Presidente Olegário, estado de Minas Gerais. Com base na perspectiva crítica da Educação Ambiental, foram realizadas oficinas temáticas com a referida comunidade. Apesar de dificuldades como o tempo, a precariedade das estruturas da comunidade e a baixa adesão dos jovens, observamos o fortalecimento comunitário, o ativo relacionamento com o poder público, melhora nas condições ambientais locais e a satisfação dos moradores da região por verem que eles podem protagonizar mudanças em sua realidade. A oportunidade foi enriquecedora e o curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Uberlândia deve atentar-se para a formação teórico-prática da Educação Ambiental de seus futuros profissionais.
Abstract: The focus of this text is to report and discuss an extensionist character experience in Environmental Education held between 2018 and 2019 in the Taboca community, in the city of Presidente Olegário, Minas Gerais state. Based on the critical perspective of Environmental Education, thematic workshops were held with this community. Despite difficulties such as the weather, the precariousness of the city’s structures and the low adherence of young people, we observed community strengthening, we observes the functional relationship with the public power, the improvement in local environmental conditions and the satisfaction of the region’s residents to notice that they can lead changes in their own reality. The opportunity was rewarding and the Environmental Engineering course from the Federal University of Uberlândia should pay attention towards the theoretical-practical training of Environmental Education of its future professionals.
Palabras clave: Educação ambiental
Engenharia ambiental
Turismo sustentável
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTOS, Mariana de Almeida. Programa de educação ambiental na comunidade Taboca em Minas Gerais - relato de experiência. 2020. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31035
Fecha de defensa: 22-dic-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProgramaEducaçãoAmbiental.pdf459.04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons