Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31009
ORCID: | ![]() |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Programa de Licenciaturas Internacionais: processo formativo dos bolsistas de mobilidade das licenciaturas em Matemática |
Alternate title (s): | International Licensing Program: training process for mobility scholarship holders in Mathematics degrees |
Author: | Barros, Ana Roberta Amorim |
First Advisor: | Marim, Vlademir |
First member of the Committee: | Oliveira, Cristiane Coppe de |
Second member of the Committee: | Pires, Rogério Fernando |
Summary: | Esta pesquisa, de natureza qualitativa, refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Objetiva responder a seguinte problemática: quais são os impactos acadêmicos, pedagógicos e socioculturais para a formação inicial dos estudantes que participaram do Programa de Licenciaturas Internacionais da Faculdade de Matemática (FAMAT) e do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologias do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (DMUC), no período de 2016 a 2020? Nessa perspectiva, nosso objetivo geral consiste em analisar as contribuições oportunizadas na formação inicial dos estudantes em mobilidade, entre a FAMAT e o ICENP do curso de Matemática da UFU e a Faculdade de Ciências e Tecnologias do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Para tal, tem-se por objetivos específicos: (1) apropriar-se das concepções do programa de mobilidade internacional de licenciatura; (2) conhecer o Projeto Político Pedagógico dos cursos de licenciaturas da UFU e da Universidade de Coimbra (UC); (3) compreender os planos de estudos dos 12 estudantes que participaram do Edital nº. 74/2014; (4) identificar percepções dos bolsistas e egressos do Programa de Licenciaturas Internacionais em relação à contribuição do programa no processo de sua formação inicial; e, (5) apontar os aproveitamentos das disciplinas cursadas na UC. Na perspectiva de atingir os objetivos, utilizou-se como embasamento teórico a importância da formação inicial e os saberes docentes destacados pelos autores Tardif (1991) e Gauthier (1998); abordamos o contexto histórico do PLI, bem como o Edital nº. 74/2014 e a participação da UFU neste programa, com recorte temporal de 2016 a 2020. Como metodologia, fez-se o uso da pesquisa qualitativa, com ênfase no estudo de caso, por meio do Relatório Final de Atividades proposto aos participantes do programa. Na análise dos dados apresentados nos relatórios, percebeu-se a importância de políticas públicas que invistam na formação inicial dos futuros docentes, pois, por intermédio dela, os participantes da pesquisa puderam agregar, em sua formação, saberes docentes que possibilitam novas percepções e abordagens metodológicas que complementam os saberes adquiridos na formação inicial e respondem, com qualidade, às necessidades da atualidade. |
Keywords: | Formação inicial Saberes docentes Mobilidade Internacional |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | BARROS, Ana Roberta Amorim. Programa de Licenciaturas Internacionais: processo formativo dos bolsistas de mobilidade das licenciaturas em Matemática. 2020. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31009 |
Date of defense: | 23-Dec-2020 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProgramaLicenciaturasInternacionais.pdf | TCC | 3.83 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.