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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31003
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-8794-1521 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981) |
Autor(es): | Costa, Ana Lívia Duarte |
Primeiro orientador: | Vasconcellos, Luiz Gonzaga Falcão |
Primeiro membro da banca: | Alves, Arlete Maria da Silva |
Segundo membro da banca: | Martins, Humberto Eduardo de Paula |
Resumo: | Desde a década de 1960, o Banco Mundial tem adotado a eliminação da pobreza como um dos seus escopos centrais, processo o qual se daria através do suprimento de necessidades básicas - como o fornecimento de educação e saúde - aos países subdesenvolvidos. Dessa forma, o Banco passou a ser uma das principais fontes de financiamento da educação, utilizando-a visando a formação de mão de obra. Neste sentido, este trabalho busca elucidar quais os atores por trás da elaboração de diretrizes e quais as reais motivações para a aplicação de uma lógica mercadológica no campo da educação ao beneficiar grupos sociais específicos da sociedade, que não os países subdesenvolvidos. |
Abstract: | Since the 1960s, the World Bank has adopted the elimination of poverty as one of its central scopes, a process which, according to the organization, would take place through the supply of basic needs - such as the provision of education and health - to peripheral countries. In this way, the Bank became one of the main sources of financing for education, using it for the training of labor forces. In this sense, this work seeks to show which actors influence the elaboration of guidelines and which are the motivations for the application of a market logic in education, which benefits specific social groups in society, and these are not underdeveloped countries. |
Palavras-chave: | Banco Mundial World Bank Educação Education Robert S. McNamara Robert S. McNamara Desenvolvimento Development |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | COSTA, Ana Lívia Duarte. A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981). 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31003 |
Data de defesa: | 21-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Relações Internacionais |
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