Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31003
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Ana Lívia Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-12T13:52:45Z | - |
dc.date.available | 2021-01-12T13:52:45Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-21 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Ana Lívia Duarte. A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981). 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31003 | - |
dc.description.abstract | Since the 1960s, the World Bank has adopted the elimination of poverty as one of its central scopes, a process which, according to the organization, would take place through the supply of basic needs - such as the provision of education and health - to peripheral countries. In this way, the Bank became one of the main sources of financing for education, using it for the training of labor forces. In this sense, this work seeks to show which actors influence the elaboration of guidelines and which are the motivations for the application of a market logic in education, which benefits specific social groups in society, and these are not underdeveloped countries. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Banco Mundial | pt_BR |
dc.subject | World Bank | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Robert S. McNamara | pt_BR |
dc.subject | Robert S. McNamara | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Development | pt_BR |
dc.title | A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vasconcellos, Luiz Gonzaga Falcão | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5188692692580551 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Arlete Maria da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5271722191455162 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martins, Humberto Eduardo de Paula | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8935427022662345 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Desde a década de 1960, o Banco Mundial tem adotado a eliminação da pobreza como um dos seus escopos centrais, processo o qual se daria através do suprimento de necessidades básicas - como o fornecimento de educação e saúde - aos países subdesenvolvidos. Dessa forma, o Banco passou a ser uma das principais fontes de financiamento da educação, utilizando-a visando a formação de mão de obra. Neste sentido, este trabalho busca elucidar quais os atores por trás da elaboração de diretrizes e quais as reais motivações para a aplicação de uma lógica mercadológica no campo da educação ao beneficiar grupos sociais específicos da sociedade, que não os países subdesenvolvidos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Relações Internacionais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 23 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 86726194 | - |
Appears in Collections: | TCC - Relações Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RelaçãoPolíticasEducacionais.pdf | TCC | 361.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License