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dc.creatorCosta, Ana Lívia Duarte-
dc.date.accessioned2021-01-12T13:52:45Z-
dc.date.available2021-01-12T13:52:45Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.citationCOSTA, Ana Lívia Duarte. A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981). 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31003-
dc.description.abstractSince the 1960s, the World Bank has adopted the elimination of poverty as one of its central scopes, a process which, according to the organization, would take place through the supply of basic needs - such as the provision of education and health - to peripheral countries. In this way, the Bank became one of the main sources of financing for education, using it for the training of labor forces. In this sense, this work seeks to show which actors influence the elaboration of guidelines and which are the motivations for the application of a market logic in education, which benefits specific social groups in society, and these are not underdeveloped countries.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectBanco Mundialpt_BR
dc.subjectWorld Bankpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectRobert S. McNamarapt_BR
dc.subjectRobert S. McNamarapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.titleA relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcellos, Luiz Gonzaga Falcão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5188692692580551pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Arlete Maria da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5271722191455162pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Humberto Eduardo de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8935427022662345pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDesde a década de 1960, o Banco Mundial tem adotado a eliminação da pobreza como um dos seus escopos centrais, processo o qual se daria através do suprimento de necessidades básicas - como o fornecimento de educação e saúde - aos países subdesenvolvidos. Dessa forma, o Banco passou a ser uma das principais fontes de financiamento da educação, utilizando-a visando a formação de mão de obra. Neste sentido, este trabalho busca elucidar quais os atores por trás da elaboração de diretrizes e quais as reais motivações para a aplicação de uma lógica mercadológica no campo da educação ao beneficiar grupos sociais específicos da sociedade, que não os países subdesenvolvidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode86726194-
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

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