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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3248-9360
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O papel das estratégias educativas em grupos com idosos portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus no município de Uberlândia - MG
Author: Gonçalves, Camila Evangelista Torres
First Advisor: Silva, Luciana Saraiva da
First member of the Committee: Rinaldi, Ana Elisa Madalena
Second member of the Committee: Nahas, Paula Cândido
Summary: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são consideradas um grave problema de saúde pública. As estratégias de educação realizadas na Atenção Primária à Saúde contribuem para a promoção e proteção da saúde, prevenção e controle dessas comorbidades. O objetivo do estudo foi analisar o papel das estratégias de educação em saúde em grupos realizados com idosos portadores de hipertensão arterial (HA) e diabetes mellitus (DM) no Centro de Saúde Escola Jaraguá (CEJAR), em Uberlândia, Minas Gerais. Foi realizado um ensaio clínico não randomizado, durante os meses de abril a agosto de 2019. A amostra foi constituída por 10 idosos portadores de HA e DM, sendo a maioria do sexo masculino (60%) e com faixa etária entre 60 a 70 anos (60%). Durante cinco meses, foram desenvolvidas cinco atividades em grupo por meio de metodologias ativas e com dinâmicas interativas em uma unidade de saúde de Uberlândia, Minas Gerais. Em relação aos resultados, observou-se que, antes da intervenção, os participantes tiveram dificuldades na definição e no conhecimento das doenças. Após a intervenção, 50% dos participantes responderam que a saúde estava muito melhor do que no período anterior; 50% relataram mudanças na alimentação (redução do consumo de temperos industrializados, óleo, frituras e sal) e aumento da prática de atividade física. Portanto, as estratégias educativas podem ser um importante instrumento para as modificações no estilo de vida dos portadores de HA e DM. Ademais, a Atenção Primária é um local privilegiado para o desenvolvimento dessas estratégias.
Abstract: Chronic Noncommunicable Diseases (NCDs) are considered a serious public health problem. The education strategies carried out in Primary Health Care contribute to the promotion and protection of health, prevention and control of these comorbidities. The objective of the study was to analyze the role of health education strategies in groups carried out with elderly people with arterial hypertension (AH) and diabetes mellitus (DM) at the Centro de Saúde Escola Jaraguá (CEJAR), in Uberlândia, Minas Gerais. A non-randomized clinical trial was carried out from April to August in 2019. The sample was found by 10 elderly people with AH and DM, most of whom were male (60%) and aged between 60 and 70 years old (60%). During five months, five activities were carried out in groups through active methodologies and interactive dynamics in a health unit in Uberlândia, Minas Gerais. Regarding the results, it was observed that, before the intervention, the participants had difficulties in conceptualizing and knowing the diseases. After the intervention, 50% of the participants responded that their health was much better than in the previous period; 50% reported changes in diet (reduced consumption of industrialized spices, oil, fried foods and salt) and increased physical activity. Therefore, educational strategies have proved to be an important tool for modifying the lifestyle of patients with AH and DM. In addition, Primary Care is a privileged place for the development of these strategies.
Keywords: Educação em saúde
Health education
Hipertensão
Hypertension
Diabetes
Primary health care
Atenção primária à saúde
Food and Nutrition Education
Educação alimentar e nutricional
Nutrition
Nutrição
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: GONCALVES, Camila Evangelista Torres. O papel das estratégias educativas em grupos com idosos portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus no município de Uberlândia - MG. 2020. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30994
Date of defense: 4-Dec-2020
Appears in Collections:TCC - Nutrição

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