Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30994
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Camila Evangelista Torres-
dc.date.accessioned2021-01-11T18:17:12Z-
dc.date.available2021-01-11T18:17:12Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationGONCALVES, Camila Evangelista Torres. O papel das estratégias educativas em grupos com idosos portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus no município de Uberlândia - MG. 2020. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30994-
dc.description.abstractChronic Noncommunicable Diseases (NCDs) are considered a serious public health problem. The education strategies carried out in Primary Health Care contribute to the promotion and protection of health, prevention and control of these comorbidities. The objective of the study was to analyze the role of health education strategies in groups carried out with elderly people with arterial hypertension (AH) and diabetes mellitus (DM) at the Centro de Saúde Escola Jaraguá (CEJAR), in Uberlândia, Minas Gerais. A non-randomized clinical trial was carried out from April to August in 2019. The sample was found by 10 elderly people with AH and DM, most of whom were male (60%) and aged between 60 and 70 years old (60%). During five months, five activities were carried out in groups through active methodologies and interactive dynamics in a health unit in Uberlândia, Minas Gerais. Regarding the results, it was observed that, before the intervention, the participants had difficulties in conceptualizing and knowing the diseases. After the intervention, 50% of the participants responded that their health was much better than in the previous period; 50% reported changes in diet (reduced consumption of industrialized spices, oil, fried foods and salt) and increased physical activity. Therefore, educational strategies have proved to be an important tool for modifying the lifestyle of patients with AH and DM. In addition, Primary Care is a privileged place for the development of these strategies.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectHipertensãopt_BR
dc.subjectHypertensionpt_BR
dc.subjectDiabetespt_BR
dc.subjectPrimary health carept_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectFood and Nutrition Educationpt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectNutritionpt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.titleO papel das estratégias educativas em grupos com idosos portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus no município de Uberlândia - MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luciana Saraiva da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0289479620415641pt_BR
dc.contributor.referee1Rinaldi, Ana Elisa Madalena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9256988624383740pt_BR
dc.contributor.referee2Nahas, Paula Cândido-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4184270172819291pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4979530654237709pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são consideradas um grave problema de saúde pública. As estratégias de educação realizadas na Atenção Primária à Saúde contribuem para a promoção e proteção da saúde, prevenção e controle dessas comorbidades. O objetivo do estudo foi analisar o papel das estratégias de educação em saúde em grupos realizados com idosos portadores de hipertensão arterial (HA) e diabetes mellitus (DM) no Centro de Saúde Escola Jaraguá (CEJAR), em Uberlândia, Minas Gerais. Foi realizado um ensaio clínico não randomizado, durante os meses de abril a agosto de 2019. A amostra foi constituída por 10 idosos portadores de HA e DM, sendo a maioria do sexo masculino (60%) e com faixa etária entre 60 a 70 anos (60%). Durante cinco meses, foram desenvolvidas cinco atividades em grupo por meio de metodologias ativas e com dinâmicas interativas em uma unidade de saúde de Uberlândia, Minas Gerais. Em relação aos resultados, observou-se que, antes da intervenção, os participantes tiveram dificuldades na definição e no conhecimento das doenças. Após a intervenção, 50% dos participantes responderam que a saúde estava muito melhor do que no período anterior; 50% relataram mudanças na alimentação (redução do consumo de temperos industrializados, óleo, frituras e sal) e aumento da prática de atividade física. Portanto, as estratégias educativas podem ser um importante instrumento para as modificações no estilo de vida dos portadores de HA e DM. Ademais, a Atenção Primária é um local privilegiado para o desenvolvimento dessas estratégias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseNutriçãopt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.orcid.putcode86652196-
Appears in Collections:TCC - Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PapelDasEstratégias.pdfTCC468.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons