Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30986
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Um olhar sobre a experiência de oficinas de teatro: Teatro- Nosso Lugar de Fala |
Autor(es): | Barbosa, Rafael Roberto |
Primeiro orientador: | Santos, Rosimeire Gonçalves dos |
Primeiro membro da banca: | Leite, Vilma Campos dos Santos |
Segundo membro da banca: | Paula, Wellington Menegaz de |
Resumo: | Essa monografia é um relato empírico de experiência acadêmica no meu percurso na graduação em Teatro na Universidade Federal de Uberlândia-UFU, com o qual busco entender meu processo de formação enquanto artista pesquisador na área da arte educação, posicionando-me como aluno-professor reflexivo sobre meu trabalho e seus alcances. Transcrevo sobre minhas inquietações em relação à cultura do, por mim chamado, enquadramento escolar, e analiso sobre qual didática do fazer educacional estou adotando como minhas metodologias. Para isso, escolho como campo de estudos a formação do professor de teatro, no contexto de um programa institucional do governo federal e de um componente curricular específico da Licenciatura, os quais integrei enquanto estudante do curso Teatro UFU, no ano de 2019, que são eles: Programa Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado IV. Para conversar sobre os questionamentos que surgem com essa experiência e trazer o olhar histórico sobre a estrutura do sistema educacional, convido pesquisadores na área do Teatro e da Educação, como: o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, o diretor de teatro Brasileiro Augusto Boal, o professor e artista francês Jules Celma e o professor de estudos teatrais francês Jean-Pierre Ryngaert. Busco relatar como se deram as práticas das oficinas Residência e Estágio, compartilhando minhas propostas e realizações das oficinas. Trago reflexões sobre a experiência com a prática do teatro na educação com um mesmo grupo de adolescentes, dentro e fora do enquadramento escolar, alunos alcançados pela Residência na Escola Estadual de Uberlândia MUSEU, e voluntariamente integrados ao meu Estágio Supervisionado, em oficinas de teatro extraturno. Percepções do como trabalhar teatro com duas ferramentas institucionais no campo da educação, com regras, horários e espaços muito diferentes. Não se trata de uma comparação entre os dois ambientes, e sim de um relato sobre como eles se cruzam em meu percurso e como se acrescentam, na valorização da arte, na experiência um do outro. |
Palavras-chave: | Oficinas de teatro Escola Formação do professor |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | BARBOSA, Rafael Roberto. Um olhar sobre a experiência de oficinas de teatro: teatro- nosso lugar de fala. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30986 |
Data de defesa: | 9-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Teatro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UmOlharSobre.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.