Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30986Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Barbosa, Rafael Roberto | - |
| dc.date.accessioned | 2021-01-11T17:12:07Z | - |
| dc.date.available | 2021-01-11T17:12:07Z | - |
| dc.date.issued | 2020-10-09 | - |
| dc.identifier.citation | BARBOSA, Rafael Roberto. Um olhar sobre a experiência de oficinas de teatro: teatro- nosso lugar de fala. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30986 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Oficinas de teatro | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
| dc.title | Um olhar sobre a experiência de oficinas de teatro: Teatro- Nosso Lugar de Fala | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Rosimeire Gonçalves dos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4504021D6 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Leite, Vilma Campos dos Santos | - |
| dc.contributor.referee2 | Paula, Wellington Menegaz de | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Essa monografia é um relato empírico de experiência acadêmica no meu percurso na graduação em Teatro na Universidade Federal de Uberlândia-UFU, com o qual busco entender meu processo de formação enquanto artista pesquisador na área da arte educação, posicionando-me como aluno-professor reflexivo sobre meu trabalho e seus alcances. Transcrevo sobre minhas inquietações em relação à cultura do, por mim chamado, enquadramento escolar, e analiso sobre qual didática do fazer educacional estou adotando como minhas metodologias. Para isso, escolho como campo de estudos a formação do professor de teatro, no contexto de um programa institucional do governo federal e de um componente curricular específico da Licenciatura, os quais integrei enquanto estudante do curso Teatro UFU, no ano de 2019, que são eles: Programa Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado IV. Para conversar sobre os questionamentos que surgem com essa experiência e trazer o olhar histórico sobre a estrutura do sistema educacional, convido pesquisadores na área do Teatro e da Educação, como: o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, o diretor de teatro Brasileiro Augusto Boal, o professor e artista francês Jules Celma e o professor de estudos teatrais francês Jean-Pierre Ryngaert. Busco relatar como se deram as práticas das oficinas Residência e Estágio, compartilhando minhas propostas e realizações das oficinas. Trago reflexões sobre a experiência com a prática do teatro na educação com um mesmo grupo de adolescentes, dentro e fora do enquadramento escolar, alunos alcançados pela Residência na Escola Estadual de Uberlândia MUSEU, e voluntariamente integrados ao meu Estágio Supervisionado, em oficinas de teatro extraturno. Percepções do como trabalhar teatro com duas ferramentas institucionais no campo da educação, com regras, horários e espaços muito diferentes. Não se trata de uma comparação entre os dois ambientes, e sim de um relato sobre como eles se cruzam em meu percurso e como se acrescentam, na valorização da arte, na experiência um do outro. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Teatro | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 40 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Teatro | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| UmOlharSobre.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
