Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30986
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Rafael Roberto-
dc.date.accessioned2021-01-11T17:12:07Z-
dc.date.available2021-01-11T17:12:07Z-
dc.date.issued2020-10-09-
dc.identifier.citationBARBOSA, Rafael Roberto. Um olhar sobre a experiência de oficinas de teatro: teatro- nosso lugar de fala. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30986-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOficinas de teatropt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.titleUm olhar sobre a experiência de oficinas de teatro: Teatro- Nosso Lugar de Falapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Rosimeire Gonçalves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4504021D6pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Vilma Campos dos Santos-
dc.contributor.referee2Paula, Wellington Menegaz de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEssa monografia é um relato empírico de experiência acadêmica no meu percurso na graduação em Teatro na Universidade Federal de Uberlândia-UFU, com o qual busco entender meu processo de formação enquanto artista pesquisador na área da arte educação, posicionando-me como aluno-professor reflexivo sobre meu trabalho e seus alcances. Transcrevo sobre minhas inquietações em relação à cultura do, por mim chamado, enquadramento escolar, e analiso sobre qual didática do fazer educacional estou adotando como minhas metodologias. Para isso, escolho como campo de estudos a formação do professor de teatro, no contexto de um programa institucional do governo federal e de um componente curricular específico da Licenciatura, os quais integrei enquanto estudante do curso Teatro UFU, no ano de 2019, que são eles: Programa Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado IV. Para conversar sobre os questionamentos que surgem com essa experiência e trazer o olhar histórico sobre a estrutura do sistema educacional, convido pesquisadores na área do Teatro e da Educação, como: o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, o diretor de teatro Brasileiro Augusto Boal, o professor e artista francês Jules Celma e o professor de estudos teatrais francês Jean-Pierre Ryngaert. Busco relatar como se deram as práticas das oficinas Residência e Estágio, compartilhando minhas propostas e realizações das oficinas. Trago reflexões sobre a experiência com a prática do teatro na educação com um mesmo grupo de adolescentes, dentro e fora do enquadramento escolar, alunos alcançados pela Residência na Escola Estadual de Uberlândia MUSEU, e voluntariamente integrados ao meu Estágio Supervisionado, em oficinas de teatro extraturno. Percepções do como trabalhar teatro com duas ferramentas institucionais no campo da educação, com regras, horários e espaços muito diferentes. Não se trata de uma comparação entre os dois ambientes, e sim de um relato sobre como eles se cruzam em meu percurso e como se acrescentam, na valorização da arte, na experiência um do outro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTeatropt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UmOlharSobre.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.