Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30928| ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-4717-8116 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | A Contribuição das Âncoras de Carreira para o Planejamento e o Desenvolvimento da Carreira Profissional de Estudantes e Egressos de um Curso de Graduação em Administração |
| Autor: | Felice, Carolina Camargo |
| Primer orientador: | Rodrigues, Henrique Geraldo |
| Primer miembro de la banca: | Oliveira, Márcia Freire de |
| Segundo miembro de la banca: | Oliveira, Miriam Tiemi Takimura |
| Resumen: | As pessoas que possuem maior consciência quanto às possibilidades de desenvolvimento profissional tendem a ter uma melhor visão de oportunidades de crescimento profissional e pessoal, também. Os processos de planejamento da própria carreira colaboram para o desenvolvimento profissional e tendem a abranger atividades como a geração de autoconhecimento quanto aos interesses profissionais, a definição de objetivos e a elaboração de um plano de carreira. Neste estudo, teve-se como objetivo examinar de que forma as âncoras de carreira (SCHEIN, 1996), colaboraram para o planejamento e o desenvolvimento da carreira profissional de estudantes e egressos do curso de graduação em administração. Trata-se de um estudo qualitativo básico, que teve como participantes 20 estudantes e egressos de um curso de graduação em administração de uma universidade pública federal. A técnica utilizada para coleta dos dados foi realizada por meio de uma entrevista. Ademais, foi utilizada a estatística descritiva e análise de conteúdo para a análise dos dados levantados pelo estudo. Os resultados indicam que as âncoras de carreira colaboram, sim, para o desenvolvimento da carreira profissional, à medida que estimulam, não só a autorreflexão, mas, como consequência, o autoconceito dos estudantes e egressos. Deve-se levar em consideração o tempo de experiência profissional e os feedbacks obtidos de cada indivíduo, pois estes determinam a qualidade das percepções e limitações pessoais. Através deste autoconhecimento e de vivências profissionais, a definição de objetivos, valores, motivações entre outras características que compõem a inclinação do indivíduo, se tornam mais claras, auxiliando na elaboração de um projeto de carreira. |
| Palabras clave: | Carreira Inclinação profissional Projeto de carreira Âncoras |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | FELICE, Carolina Camargo. A Contribuição das Âncoras de Carreira para o Planejamento e o Desenvolvimento da Carreira Profissional de Estudantes e Egressos de um Curso de Graduação em Administração. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30928 |
| Fecha de defensa: | 21-dic-2020 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Administração (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ContribuiçãoDasÂncoras.pdf | 3.06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
