Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30928
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFelice, Carolina Camargo-
dc.date.accessioned2021-01-04T20:00:22Z-
dc.date.available2021-01-04T20:00:22Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.citationFELICE, Carolina Camargo. A Contribuição das Âncoras de Carreira para o Planejamento e o Desenvolvimento da Carreira Profissional de Estudantes e Egressos de um Curso de Graduação em Administração. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30928-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarreirapt_BR
dc.subjectInclinação profissionalpt_BR
dc.subjectProjeto de carreirapt_BR
dc.subjectÂncoraspt_BR
dc.titleA Contribuição das Âncoras de Carreira para o Planejamento e o Desenvolvimento da Carreira Profissional de Estudantes e Egressos de um Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Henrique Geraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7053934714262762pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Márcia Freire de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5410927608982362pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Miriam Tiemi Takimura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8825486223119687pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs pessoas que possuem maior consciência quanto às possibilidades de desenvolvimento profissional tendem a ter uma melhor visão de oportunidades de crescimento profissional e pessoal, também. Os processos de planejamento da própria carreira colaboram para o desenvolvimento profissional e tendem a abranger atividades como a geração de autoconhecimento quanto aos interesses profissionais, a definição de objetivos e a elaboração de um plano de carreira. Neste estudo, teve-se como objetivo examinar de que forma as âncoras de carreira (SCHEIN, 1996), colaboraram para o planejamento e o desenvolvimento da carreira profissional de estudantes e egressos do curso de graduação em administração. Trata-se de um estudo qualitativo básico, que teve como participantes 20 estudantes e egressos de um curso de graduação em administração de uma universidade pública federal. A técnica utilizada para coleta dos dados foi realizada por meio de uma entrevista. Ademais, foi utilizada a estatística descritiva e análise de conteúdo para a análise dos dados levantados pelo estudo. Os resultados indicam que as âncoras de carreira colaboram, sim, para o desenvolvimento da carreira profissional, à medida que estimulam, não só a autorreflexão, mas, como consequência, o autoconceito dos estudantes e egressos. Deve-se levar em consideração o tempo de experiência profissional e os feedbacks obtidos de cada indivíduo, pois estes determinam a qualidade das percepções e limitações pessoais. Através deste autoconhecimento e de vivências profissionais, a definição de objetivos, valores, motivações entre outras características que compõem a inclinação do indivíduo, se tornam mais claras, auxiliando na elaboração de um projeto de carreira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration19pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode86246615-
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContribuiçãoDasÂncoras.pdf3.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.