Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30906
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Características de amostras de pacientes com Staphylococcus aureus Resistente à Meticilina em um hospital público da cidade de Uberlândia
Autor(es): Morais, Maristela Mota
Primeiro orientador: Silva, Helisângela de Almeida
Primeiro membro da banca: Naves, Karinne Spirandelli Carvalho
Segundo membro da banca: Borges, Lizandra Ferreira de Almeida
Resumo: Staphylococcus aureus é uma bactéria que comumente apresenta alta resistência a diversas classes de antimicrobianos. Nos hospitais, este microrganismo pode causar doenças e complicar o estado dos pacientes, dificultando o tratamento. O presente estudo buscou determinar os aspectos epidemiológicos mais comuns entre amostras de pacientes do Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia, contaminados com S. aureus Resistente à Meticilina (MRSA), do ano de 2014. Foram recuperadas 75 amostras de MRSA provenientes de todas as unidades do hospital, estas foram classificadas pelo sexo, idade, síndrome infecciosa, perfil de resistência à alguns antimicrobianos. A maioria dos pacientes estavam presentes na UTI (65,3%), eram do sexo masculino (61,3%), faixa etária de 41-70 anos (40%) e como síndrome infecciosa prevalente a pneumonia (49,3%). Todas as amostras apresentaram resistência aos β-lactâmicos e eritromicina (100%). Os resultados sugerem que há ligação entre a internação na UTI com a maior chance de se contrair pneumonia. Portanto é necessário que haja maior atenção dos profissionais deste local, assim como evitar o uso indiscriminado de antimicrobianos para evitar a disseminação de doenças.
Palavras-chave: S. aureus
MRSA
epidemiologia
UTI
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA::MICROBIOLOGIA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MORAIS, Maristela Mota. Características de amostras de pacientes com Staphylococcus aureus Resistente a Meticilina em um hospital público da cidade de Uberlândia. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30906
Data de defesa: 25-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaracterísticasDeAmostras.pdf1.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.