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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2924-1292
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2022-06-26
Título: Memória de trabalho e o reconhecimento integrado de informações auditivas e visuais em adultos e crianças
Título (s) alternativo (s): Working memory and the binding of auditory and visual information in adults and children
Autor: Soares, Marina Celestino
Primer orientador: Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de
Primer miembro de la banca: Lopes, Ederaldo Jose
Segundo miembro de la banca: Ferreira, Hugo Cézar Palhares
Resumen: Embora a ciência sobre a memória de trabalho tenha consolidado muitas evidências sobre fatores do desenvolvimento deste processo cognitivo, ainda é preciso descrever os efeitos da idade na representação de informações integradas. O objetivo do estudo foi analisar o desempenho de crianças e adultos em tarefas de memória de trabalho para integração de informações auditivo-visuais. Participaram 50 pessoas, metade do sexo feminino, sendo 18 crianças de idade 8-9 anos; 16 entre 10-11 anos e 16 entre 19-31 anos. Todos realizaram tarefas de memória para características auditivas e visuais isoladas e integradas. Os estímulos foram apresentados para memorização de forma sequencial, e deveriam ser recuperados após um intervalo. Na tarefa de conjunção havia uma retrodica (auditiva ou visual) na fase de teste. Os resultados indicaram diferenças entre os dois grupos de crianças e destas com adultos na representação integrada de informações auditivas e visuais na memória de trabalho. A trajetória independente do sistema de integração de informações parece ser identificada já no grupo de 10-11 anos e se consolida na idade adulta. Foi possível identificar que, independentemente da idade o sistema auditivo é preponderante sobre o visual, ou seja, há maior facilidade de acesso ao conteúdo verbal armazenado, em comparação ao visual. Esta relação hierárquica ocorre no registro da característica isolada, e, também, quando há obrigatoriedade de manter o código integrado (auditivo e visual). Discute-se a relevância dos achados para a compreensão de modelos de memória de trabalho. Amplia-se o conhecimento sobre a interação entre os componentes de armazenamento e o sistema integrador de informações. Futuras pesquisas poderão ser realizadas com grupos clínicos, como os que apresentam déficits específicos no armazenamento de características para repercussão na pesquisa experimental e em aplicações clínicas.
Abstract: The science of working memory has consolidated a lot of evidences about factors in the development of this cognitive process, it is still necessary to describe the effects of age on the representation of integrated information. The aim of the study was to analyze the performance of children and adults in working memory tasks for the integration of auditory-visual information. Fifty people participated, half of them female, being 18 children aged 8-9 years; 16 between 10-11 years and 16 between 19-31 years. All performed memory tasks for isolated and integrated auditory and visual characteristics. The stimuli were presented for memorization in a sequential manner, and should be recovered after an interval. In the conjunction task there was a retro-cue (auditory or visual) in the test phase. The results indicated differences between the two groups of children and these with adults in the integrated representation of auditory and visual information in working memory. The independent trajectory of the information integration system seems to be identified already in the group of 10-11 years old and is consolidated in adulthood. It was possible to identify that, regardless of age, the auditory system is preponderant over the visual, that is, there is easier access to the stored verbal content, compared to the visual. This hierarchical relationship occurs in the registration of the isolated characteristic, and also when there is an obligation to maintain the integrated code (auditory and visual). The relevance of the findings for the understanding of working memory models is discussed. Knowledge about the interaction between storage components and the information integrating system is expanded. Future research may be carried out with clinical groups, such as those with specific deficits in the storage of characteristics for repercussions in experimental research and clinical applications.
Palabras clave: Memória de trabalho
integração de informações auditivas e visuais
adultos e crianças
Working memory
integration of auditory and visual information
adults and children
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Tema: Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cita: SOARES, Marina Celestino. Memória de trabalho e o reconhecimento integrado de informações auditivas e visuais em adultos e crianças. 2020. 53 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.478.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.478
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30880
Fecha de defensa: 26-jun-2020
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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