Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30852
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8648-3581
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Vozes silenciadas: ensaio musicológico sobre o samba carioca no começo do século XX sob uma perspectiva africanista
Título (s) alternativo (s): Voices silenced: musicological essay on samba in the early twentieth century from an Africanist perspective
Autor: Braga, Pedro Paulo de Freitas
Primer orientador: Alfonso, Sandra Mara
Primer miembro de la banca: Lovisi, Daniel Menezes
Segundo miembro de la banca: Botelho, Flávia Pereira
Resumen: Este trabalho discorre sobre o processo de surgimento do samba e sua penetração no recém-nascido mercado fonográfico brasileiro no começo do século XX, tendo em vista uma perspectiva africanista. À procura de estabelecer um diálogo interdisciplinar entre os estudos socioculturais e a musicologia, analisamos essa manifestação popular tanto em suas características sonoras e poéticas, quanto históricas, sociais e culturais. Aqui, a pessoa e a musicalidade negras dão o tom de nosso enredo, a partir de bens culturais dispersos que são (re)arranjados sob uma concepção africanista das peças que irão compor esse tabuleiro social brasileiro. Através de conceitos e práticas culturais afro-brasileiras, que mesmo silenciadas, forçaram barreiras e encontraram espaço para fazerem contraponto às crueldades do Estado (ou melhor, classe dominante brasileira) perpetradas ao povo negro. O samba, nessas circunstâncias, irá representar um conjunto de padrões estéticos e práticas sociais que se fundem, de maneira estratégica, ao cotidiano carioca. Sua música institui dimensões simbólicas que permitem ao povo negro se reorganizar socialmente, nos obrigando a deslocarmos nesse território movediço à procura de novas interpretações e abordagens para desvendá-la.
Abstract: This work discusses the process of the emergence of samba and its penetration in the newborn Brazilian phonographic market at the beginning of the 20th century, with a view to Africanist perspective. Looking to establish an interdisciplinary dialogue between studies sociocultural and musicology, we analyze this popular manifestation both in its sound and poetic characteristics, as well as historical, social and cultural. Here, the person and the black musicality sets the tone of our plot, from scattered cultural goods that are (re) arranged under an Africanist conception of the pieces that will compose this social board Brazilian. Through Afro-Brazilian cultural concepts and practices, which, although silenced, forced barriers and found space to counter the cruelties of the State (or rather, Brazilian ruling class) perpetrated on the black people. Samba, in these circumstances, will represent a set of aesthetic standards and social practices that are merge, strategically, with the daily life of Rio. Its music establishes dimensions that allow the black people to reorganize themselves socially, forcing us to move in this shifting territory in search of new interpretations and approaches to unravel it.
Palabras clave: Samba
Perspectiva africanista
Estudos socioculturais
Musicologia
Africanist perspective
Sociocultural studies
Musicology
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BRAGA, Pedro Paulo de Freitas. Vozes silenciadas: ensaio musicológico sobre o samba no começo do século XX sob uma perspectiva africanista. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Instituto de Artes. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30852
Fecha de defensa: 17-dic-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
VozesSilenciadasEnsaio.pdf811.46 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.