Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30852
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBraga, Pedro Paulo de Freitas-
dc.date.accessioned2020-12-28T15:02:02Z-
dc.date.available2020-12-28T15:02:02Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationBRAGA, Pedro Paulo de Freitas. Vozes silenciadas: ensaio musicológico sobre o samba no começo do século XX sob uma perspectiva africanista. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Instituto de Artes. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30852-
dc.description.abstractThis work discusses the process of the emergence of samba and its penetration in the newborn Brazilian phonographic market at the beginning of the 20th century, with a view to Africanist perspective. Looking to establish an interdisciplinary dialogue between studies sociocultural and musicology, we analyze this popular manifestation both in its sound and poetic characteristics, as well as historical, social and cultural. Here, the person and the black musicality sets the tone of our plot, from scattered cultural goods that are (re) arranged under an Africanist conception of the pieces that will compose this social board Brazilian. Through Afro-Brazilian cultural concepts and practices, which, although silenced, forced barriers and found space to counter the cruelties of the State (or rather, Brazilian ruling class) perpetrated on the black people. Samba, in these circumstances, will represent a set of aesthetic standards and social practices that are merge, strategically, with the daily life of Rio. Its music establishes dimensions that allow the black people to reorganize themselves socially, forcing us to move in this shifting territory in search of new interpretations and approaches to unravel it.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectPerspectiva africanistapt_BR
dc.subjectEstudos socioculturaispt_BR
dc.subjectMusicologiapt_BR
dc.subjectAfricanist perspectivept_BR
dc.subjectSociocultural studiespt_BR
dc.subjectMusicologypt_BR
dc.titleVozes silenciadas: ensaio musicológico sobre o samba carioca no começo do século XX sob uma perspectiva africanistapt_BR
dc.title.alternativeVoices silenced: musicological essay on samba in the early twentieth century from an Africanist perspectivept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alfonso, Sandra Mara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8801235622088045pt_BR
dc.contributor.referee1Lovisi, Daniel Menezes-
dc.contributor.referee2Botelho, Flávia Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382220065394524pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discorre sobre o processo de surgimento do samba e sua penetração no recém-nascido mercado fonográfico brasileiro no começo do século XX, tendo em vista uma perspectiva africanista. À procura de estabelecer um diálogo interdisciplinar entre os estudos socioculturais e a musicologia, analisamos essa manifestação popular tanto em suas características sonoras e poéticas, quanto históricas, sociais e culturais. Aqui, a pessoa e a musicalidade negras dão o tom de nosso enredo, a partir de bens culturais dispersos que são (re)arranjados sob uma concepção africanista das peças que irão compor esse tabuleiro social brasileiro. Através de conceitos e práticas culturais afro-brasileiras, que mesmo silenciadas, forçaram barreiras e encontraram espaço para fazerem contraponto às crueldades do Estado (ou melhor, classe dominante brasileira) perpetradas ao povo negro. O samba, nessas circunstâncias, irá representar um conjunto de padrões estéticos e práticas sociais que se fundem, de maneira estratégica, ao cotidiano carioca. Sua música institui dimensões simbólicas que permitem ao povo negro se reorganizar socialmente, nos obrigando a deslocarmos nesse território movediço à procura de novas interpretações e abordagens para desvendá-la.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode97976368-
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VozesSilenciadasEnsaio.pdf811.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.