Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30823
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Aceitação e intenção de compra pelo consumidor de iogurte sabor açaí produzido com diferentes concentrações de leite de ovelha
Alternate title (s): Consumer acceptance and purchase intention of açaí-flavored yogurt produced with different concentrations of sheep's milk
Author: Menhô, Amanda Braga
First Advisor: Rossi, Daise Aparecida
First member of the Committee: Melo, Roberta Torres de
Second member of the Committee: Santos, Fernanda Aparecida Longato dos
Summary: O leite ovino possui alto valor nutritivo e ótima aptidão para a produção de derivados, porém ainda é pouco utilizado no Brasil com esta finalidade. Nosso estudo objetivou avaliar atributos sensoriais, preferência e intenção de consumo e compra de iogurtes sabor açaí produzidos a partir de diferentes concentrações de leite de ovelha e vaca: i) 100% leite ovino; ii) 50%/50% ovino/bovino, iii) 33,33% ovino e 66,66% bovino e; iv) 100% bovino. Os leites e a sacarose foram pasteurizados à 80oC por 30 minutos, resfriados a 43oC e adicionados de cultivo de Streptococcus salivarius subsp. thermophilus e Lactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus e após a fermentação e resfriamento foi adicionada a polpa de açaí. As análises sensoriais foram realizadas após sete dias da produção por provadores não treinados recrutados de forma aleatória, com o uso de escala hedônica de nove pontos para avaliação da cor, aroma, sabor, consistência, aparência e impressão global; já para a intenção de compra e de consumo foi utilizada escala de cinco pontos. A preferência foi por escolha direta. Paralelamente, a cor e perfil textural foram determinados objetivamente com o uso de aparelhos. Houve diferença para os atributos sabor de consistência (p<0,05), onde os tratamentos com 33% e 50% de leite ovino obtiveram as maiores pontuações. Estes resultados foram confirmados pelo perfil de textura, teste de preferência, intenção de consumo e de compra. A cor tendeu para o vermelho e amarelo, mas com valores muito baixos para assumirem essas cores. A baixa pigmentação também foi apontada pelos provadores. Conclui-se que houve aceitação, de forma geral, positiva para os diferentes tratamentos pelos provadores, com preferência por iogurtes produzidos com concentrações de 33% e 50% de leite ovino, no entanto se faz necessário mais estudos quanto ao uso da polpa de açaí como alternativa para realçar sua cor.
Keywords: Fermentados
Leite ovino
Análise sensorial
Intenção de compra
Euterpe
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MENHÔ, Amanda Braga. Aceitação e intenção de compra pelo consumidor de iogurte sabor açaí produzido com diferentes concentrações de leite de ovelha. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30823
Date of defense: 18-Dec-2020
Appears in Collections:TCC - Zootecnia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AceitaçãoEIntenção.pdf710.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons