Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30773
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Percepção de produtores brasileiros de bovinos leiteiros sobre os impactos das mudanças climáticas na produção
Autor: Mezzina, Ana Lígia Braga
Primer orientador: Raineri, Camila
Primer coorientador: Alves, Laya Kannan Silva
Primer miembro de la banca: França, Janine
Segundo miembro de la banca: Alves, Laya Kannan Silva
Tercer miembro de la banca: Raineri, Camila
Resumen: Uma das atividades agropecuárias de destaque Brasil é a produção de bovinos de leite. Por estar ligada diretamente a fatores climáticos e ambientais, tais atividades impactam e são impactadas diretamente pelo processo de mudanças climáticas. O trabalho teve como objetivo aprofundar a compreensão sobre a visão dos produtores em relação ao conceito de mudanças climáticas e de seus impactos na produção leiteira. A execução se deu em quatro etapas, sendo o levantamento de entidades que reunissem contatos de produtores de gado leiteiro, o convite para estas organizações participarem da pesquisa, a elaboração e divulgação de um questionário em plataforma online, e a análise e interpretação dos dados. O questionário foi elaborado na plataforma GoogleDocs, contendo 23 questões fechadas, com três abordagens principais: i) caracterização dos participantes; ii) caracterização dos seus sistemas produtivos; e iii) percepção sobre o tema de mudanças climáticas. A análise foi realizada por meio de teste qui-quadrado (χ2 ) de Pearson. Foram avaliadas por testes de independência as hipóteses de que o nível de escolaridade e o tempo há que o produtor está na atividade leiteira afetam a percepção dos produtores sobre as mudanças climáticas. O teste foi expresso em tabelas de contingência, e considerou-se o nível de significância até 5% para os resultados. A pesquisa contou com a participação de 87 respondentes. O grau de escolaridade influenciou na crença sobre mudanças climáticas serem reais (P=0,0119), mas não na compreensão do conceito de mudanças climáticas, na crença que manejos realizados na propriedade são capazes de influenciar a ocorrência das mudanças climáticas, na crença de que as mudanças climáticas são capazes de afetar negativamente a produção de leite na propriedade/região de atuação e em outras regiões, na observação de eventos climáticos extremos e nas fontes principais das mudanças climáticas. O tempo de atuação na pecuária leiteira não influenciou em nenhuma das questões. A percepção do conceito e a compreensão do que são as mudanças climáticas influenciam na tomada de decisão das ações de mitigação e adaptação nos sistemas de produção e são fundamentais para reduzir de forma significativa e eficaz os efeitos e impactos negativos das mudanças climáticas na produção leiteira. A compreensão dos produtores brasileiros de bovinos leiteiros ainda deixa a desejar sobre o processo das mudanças climáticas, como a pecuária o afeta e sobre o potencial de afetar a produção.
Palabras clave: mitigação
mudanças climáticas
bovinos leiteiros
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MEZZINA, Ana Lígia Braga. Percepção de produtores brasileiros de bovinos leiteiros sobre o impacto das mudanças climáticas na produção. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30773
Fecha de defensa: 21-dic-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Zootecnia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PercepçãoDeProdutores.pdf521.17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.