Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30756
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3493-6539
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Title: Propriedades de Retenção e Aplicabilidade da Fase Poli(glicidoxipropilmetil-co-dimetilsiloxano) para Cromatografia Líquida de Alta Eficiência
Author: Castilho, Laís de Moura Bife
First Advisor: Faria, Anizio Marcio de
First member of the Committee: Soares, Dayane Fonseca
Second member of the Committee: Lima, Renata Galvão de
Summary: As fases estacionárias (FE) são as principais responsáveis por todo o processo químico e físico-químico de separação das substâncias por cromatografia líquida de alta eficiência. Apesar de todo avanço alcançado em termos de desempenho e seletividade, os materiais convencionais baseados em Sílica-C18 ainda são limitados em relação à análise de substâncias hidrofílicas, apresentando baixa retenção e dificuldade de separação. FE recobertas com polímeros com grupamentos hidrofílicos apresentam-se como uma alternativa para os materiais convencionais, fornecendo maior retenção e melhor separação para substâncias hidrofílicas. Neste trabalho uma fase estacionária baseada na imobilização térmica do poli(glicidoxipropilmetil-co-dimetilsiloxano) sobre sílica, Si(PGPMS), será avaliada como alternativa simples e de baixo custo para análise eficiente de misturas de compostos polares. Para tal, as propriedades de retenção cromatográfica da fase Si(PGPMS) foram estudadas a partir da separação de protocolos de misturas testes padrão (mistura hidrofílica, Protocolo de Tanaka, NIST SRM 870®), o que possibilitou estabelecer que a fase estacionária Si(PGMS) atua como fase reversa, eluindo primeiramente compostos mais polares e posteriormente compostos hidrofóbicos. As fases Si(PGPMS) apresentam uma peculiaridade em relação a composição da fase móvel (FM) nas análises das misturas testes padrão, tendo em vista que o aumento da porcentagem de água na FM resultou em um melhor desempenho e uma maior eficiência na separação de compostos polares. A partir destas informações, a potencialidade de aplicação da fase Si(PGPMS) foi avaliada pela separação de uma mistura de fármacos, obtendo separação eficiente com uma alta porcentagem de água na fase móvel.
Keywords: Fases estacionárias, imobilização térmica, poli(glicidoxipropilmetil-co-dimetilsiloxano), compostos polares, cromatografia líquida em fase aquosa
Stationary phases, thermal immobilization, poly(glycidoxypropylmethyl-co-dimethylsiloxane), polar compounds, per-aqueous liquid chromatography.
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CASTILHO, Laís de Moura Bife. Propriedades de retenção e aplicabilidade da fase poli(glicidoxipropilmetil-co-dimetilsiloxano) para cromatografia líquida de alta eficiência. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30756
Date of defense: 16-Dec-2020
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropriedadesRetençãoAplicabilidade.pdf
  Until 2022-12-16
TCC1.36 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.