Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30654
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-6138-8166 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Adoção de estratégias de aprendizagem pelos estudantes ingressantes no curso de ciências contábeis |
Author: | Hirt, Moara Santiago |
First Advisor: | Leal, Edvalda Araújo |
Summary: | O ingresso ao ensino superior vem acompanhado de diversos desafios e responsabilidades, demandando dos universitários uma série de exigências, necessitando de disciplina e uma dedicação aos estudos. Com isso, o presente estudo tem por objetivo verificar se os estudantes ingressantes do curso de Ciências Contábeis conhecem e adotam estratégias de aprendizagem em seus estudos e qual o papel do docente na escolha dessas estratégias (classificadas em cognitivas, metacognitivas e ausências de estratégias). A coleta de dados foi realizada durante as oficinas denominadas “Como os estudantes aprendem? Estratégias de Aprendizagem no Processo Ensino Aprendizagem” oferecidas aos estudantes ingressantes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior Pública localizada em Minas Gerais. Foram aplicados questionários e realizados grupos focais (entrevistas em conjunto). O estudo foi composto por 132 estudantes que responderam o questionário e 26 discentes que participaram dos grupos focais. De modo geral, percebeu-se a adoção de estratégias de aprendizagem metacognitivas. Observou-se que os alunos têm consciência que o ato de estudar está relacionado com o bom desempenho e que as distrações durante os estudos podem impactar a aprendizagem, principalmente o mau uso das redes sociais, em momentos impróprios. Por fim, nota-se também que, o professor exerce alguma influência no desenvolvimento acadêmico do discente, já que os alunos acreditam que o professor possui mais experiência e pode auxiliar na aprendizagem de determinado conteúdo. Com isso, os resultados evidenciaram que os discentes reconhecem a importância das estratégias de aprendizagem e as adotam no ensino superior, utilizando meios e ferramentas que auxiliam na prevenção das dificuldades na aprendizagem. |
Abstract: | The University enrollment comes with several challenges and responsibilities, which demands some obligations from students, requiring discipline and dedication in the teaching-learning process. Thus, the present study aims to verify if the students recently enrolled in the Accounting Sciences course know and adopt learning strategies in their studies and what is the role of the teacher in choosing these methods (classified into cognitive, metacognitive and absence of strategies). The data collection was implemented during the workshops called “How do students learn? The learning strategies in the teaching-learning process” offered to students who were entering the Accounting Sciences course. Questionnaires were applied and some focus groups were also conducted for team interviews. The study sample corresponds to 132 students who answered the questionnaire and 26 students who participated in the focus groups in the team interviews. In general, it was possible to notice the adoption of the metacognitive learning strategy among students. It was observed that students are aware that the act of studying is related to good performance and those distractions during studies can impact during learning, especially the misuse of social networks at inappropriate times. In conclusion, it is also understood that the teacher has some influence on the academic development of his student, since students believe that teachers have more experience and can help in the learning of a certain subject. Under these circumstances, the results showed that students recognize the importance of learning strategies and adopt them at the university, using some tools that help prevent learning difficulties. |
Keywords: | Estratégias de aprendizagem Learning strategies Discentes de Ciências Contábeis Accounting Science students Processo ensino-aprendizagem Teaching-learning proces |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | HIRT, Moara Santiago. Adoção de estratégias de aprendizagem pelos estudantes ingressantes no curso de ciências contábeis. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30654 |
Date of defense: | 28-Nov-2020 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AdoçãoEstratégiasDe.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License