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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise de silenciadores de escape automotivo visando redução da emissão de ruído
Autor: Rezende, Marcos Carvalho
Primer orientador: Nishida, Pedro Pio Rosa
Primer miembro de la banca: Teodoro, Elias Bitencourt
Segundo miembro de la banca: Duarte, Marcus Antônio Viana
Resumen: Este trabalho tem o objetivo de avaliar a redução sonora em silenciadores veiculares onde se faz o uso de metodologias para análise numérica e computacional. O principal parâmetro foi a perda de transmissão (TL – Transmission Loss) em escapamentos do tipo reativos com geometria definida em parâmetros reais. Para a primeira de resolução analítica em busca da determinação dos elementos acessórios, como dutos e frequência de corte, utilizou-se equações analíticas, e para molde da geometria fez-se o uso do método das matrizes de transferência. A segunda etapa consistiu em uma análise numérica com o uso do software comercial Matlab®. Com base na geometria prévia foi possível criar diferentes configurações a fim de determinar quais parâmetros possuem maior influência na atenuação sonora. Dessa forma o comprimento do silenciador e o diâmetro dos dutos de entrada e saída dos gases de exaustão mostraram-se como os fatores determinantes para a redução sonora. Sendo que o comprimento do silenciador deslocou as curvas em torno da frequência, sem alterar os limites de atenuação. Para o diâmetro dos dutos verificou-se uma relação proporcional entre a atenuação sonora e esta dimensão. Estes dois parâmetros são essenciais durante o dimensionamento de um sistema de escape, onde a condição ótima é obtida por uma combinação destes quando avaliado a perda por transmissão. Desta maneira, os dois métodos utilizados foram complementares para a criação de um modelo teórico de silenciador automotivo.
Abstract: This work has the objective of evaluating the sound reduction in vehicle mufflers where the use of methodologies for numerical and computational analysis is used. The main parameter was the transmission loss (TL - Transmission Loss) in reactive exhausts with geometry defined in real parameters. For the first of analytical resolution in search of the determination of accessory elements, such as ducts and cutoff frequency, analytical equations were used, and for the geometry mold, the transfer matrix method was used. The second step consisted of a numerical analysis using the commercial software Matlab®. Based on the previous geometry, it was possible to create different configurations in order to determine which parameters have the greatest influence on sound attenuation. Thus, the length of the muffler and the diameter of the inlet and outlet ducts of the exhaust gases become the determining factors for noise reduction. The length of the silencer displaced the curves around the frequency, without changing the attenuation limits. For the diameter of the ducts, there was a proportional relationship between sound attenuation and this dimension. These two parameters are essential when designing an exhaust system, where an optimal condition is obtained by a combination of these when assessing transmission loss. Next, the two methods used were complementary for the creation of a theoretical model of automotive silencer.
Palabras clave: Silenciador Reativo
Exaustão
Atenuação sonora
Matriz de transferência
Perda por transmissão
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::DINAMICA DOS GASES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: REZENDE, Marcos Carvalho. Análise de silenciadores de escape automotivo visando redução da emissão de ruído. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30586
Fecha de defensa: 8-dic-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Mecânica

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