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dc.creatorRezende, Marcos Carvalho-
dc.date.accessioned2020-12-09T16:04:51Z-
dc.date.available2020-12-09T16:04:51Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.citationREZENDE, Marcos Carvalho. Análise de silenciadores de escape automotivo visando redução da emissão de ruído. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30586-
dc.description.abstractThis work has the objective of evaluating the sound reduction in vehicle mufflers where the use of methodologies for numerical and computational analysis is used. The main parameter was the transmission loss (TL - Transmission Loss) in reactive exhausts with geometry defined in real parameters. For the first of analytical resolution in search of the determination of accessory elements, such as ducts and cutoff frequency, analytical equations were used, and for the geometry mold, the transfer matrix method was used. The second step consisted of a numerical analysis using the commercial software Matlab®. Based on the previous geometry, it was possible to create different configurations in order to determine which parameters have the greatest influence on sound attenuation. Thus, the length of the muffler and the diameter of the inlet and outlet ducts of the exhaust gases become the determining factors for noise reduction. The length of the silencer displaced the curves around the frequency, without changing the attenuation limits. For the diameter of the ducts, there was a proportional relationship between sound attenuation and this dimension. These two parameters are essential when designing an exhaust system, where an optimal condition is obtained by a combination of these when assessing transmission loss. Next, the two methods used were complementary for the creation of a theoretical model of automotive silencer.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSilenciador Reativopt_BR
dc.subjectExaustãopt_BR
dc.subjectAtenuação sonorapt_BR
dc.subjectMatriz de transferênciapt_BR
dc.subjectPerda por transmissãopt_BR
dc.titleAnálise de silenciadores de escape automotivo visando redução da emissão de ruídopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nishida, Pedro Pio Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658354451063730pt_BR
dc.contributor.referee1Teodoro, Elias Bitencourt-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5128428113794201pt_BR
dc.contributor.referee2Duarte, Marcus Antônio Viana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9030389274220180pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478279872192322pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de avaliar a redução sonora em silenciadores veiculares onde se faz o uso de metodologias para análise numérica e computacional. O principal parâmetro foi a perda de transmissão (TL – Transmission Loss) em escapamentos do tipo reativos com geometria definida em parâmetros reais. Para a primeira de resolução analítica em busca da determinação dos elementos acessórios, como dutos e frequência de corte, utilizou-se equações analíticas, e para molde da geometria fez-se o uso do método das matrizes de transferência. A segunda etapa consistiu em uma análise numérica com o uso do software comercial Matlab®. Com base na geometria prévia foi possível criar diferentes configurações a fim de determinar quais parâmetros possuem maior influência na atenuação sonora. Dessa forma o comprimento do silenciador e o diâmetro dos dutos de entrada e saída dos gases de exaustão mostraram-se como os fatores determinantes para a redução sonora. Sendo que o comprimento do silenciador deslocou as curvas em torno da frequência, sem alterar os limites de atenuação. Para o diâmetro dos dutos verificou-se uma relação proporcional entre a atenuação sonora e esta dimensão. Estes dois parâmetros são essenciais durante o dimensionamento de um sistema de escape, onde a condição ótima é obtida por uma combinação destes quando avaliado a perda por transmissão. Desta maneira, os dois métodos utilizados foram complementares para a criação de um modelo teórico de silenciador automotivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::DINAMICA DOS GASESpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Mecânica

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