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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30584
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-0539-9896 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Avaliação do PNAES e o direito à permanência no ensino superior nas IFES. O que temos feito? |
Título (s) alternativo (s): | Evaluation of the PNAES and the right to stay in higher education in the IFES. What have we been doing? |
Autor: | Guimarães, Gustavo Carrijo |
Primer orientador: | Silva, Leonardo Barbosa e |
Primer miembro de la banca: | Crosara, Daniela de Melo |
Segundo miembro de la banca: | Trópria, Patrícia Vieira |
Resumen: | Diante da expansão proporcionada no âmbito do ensino superior público nos governos do PT, a partir de políticas como o REUNI, a criação de novas IFES, a política de cotas e a criação do SISU faz-se necessário que a academia esteja atenta a políticas que visam a permanência de um novo perfil discente que surge nesse contexto da expansão e interiorização do ensino superior. Nessa pesquisa busquei levantar o que a academia tem produzido quanto a avaliação do PNAES (Programa nacional de Assistência Estudantil), uma das etapas fundamentais do ciclo de políticas públicas. Essa etapa é essencial para verificar os resultados da política implementada tanto pelo princípio da eficiência que rege a administração pública quanto pela ótica da garantia do direito a universalização do ensino, também previsto na Constituição Federal de 1988. Realizar esse levantamento facilita o trabalho de futuros pesquisadores na área para que possam promover o avanço das pesquisas dentro do campo da assistência estudantil e a consequente tomada de decisões a partir de novos horizontes para o gestor público. Para isso, realizei uma pesquisa bibliográfica e encontrei 3 artigos publicados pela revista "Avaliação: Revista da avaliação da educação superior” e 6 dissertações das quais um terço dos trabalhos são oriundos do Sul do país (quem em conjunto com os artigos demonstra uma região de concentração), sendo que do total, há apenas dois trabalhos no Nordeste (UFPE e UFC) e dois no Sudeste (UNICAMP e UFV). Os trabalhos são escassos, concentrados em poucas regiões, e alguns metodologicamente limitados. Além disso, entre os agentes há diversidade de formação e atuação dos atores envolvidos na pesquisa. Ao fim, conclui que no geral os trabalhos foram incapazes de alcançar o objetivo de avaliar o PNAES ainda que localmente, apesar de ser possível colher oportunidades de melhorias do programa. |
Abstract: | Due the expansion occurred in public higher education during the PT governments, based on policies such as REUNI, the creation of new IFES, quota policies and creation of SISU, the academy must be attentive to policies that aim at the stability of a new student profile that appears in this context of expansion and interiorization of higher education. In this research, I sought to investigate the academic production regarding the evaluation of PNAES, one of the fundamental stages of the public policy cycle. This step is essential to verify the results of the policy implemented both by the principle of efficiency that conducts public administration, and also by the perspective of guaranteeing the right to universal education, which is laid down by the Federal Constitution of 1988. This survey facilitates the work of future researchers in the area, in order to promote the advancement of research within the field of student assistance and the consequent decision-making for the public manager. For this, I carried out bibliographic research and I found 3 articles published by the magazine "Evaluation: Journal of the evaluation of higher education". I also found 6 dissertations of which one-third of these works came from the south region of Brazil (amongst the other ones, it shows a region of concentration), of which, there are only two from the Northeast (UFPE and UFC) and two from the Southeast (UNICAMP and UFV) regions. The work is scarce, concentrated in a few regions, and some are methodologically limited. In addition, there is a diversity of academic education and occupation area of the actors involved in the research. Therefore, I concluded that in general, the academic works were unable to reach the objective of evaluating PNAES (even if locally); although it is possible to reap good results and use them as a horizon for the program improvement. |
Palabras clave: | Avaliação Evaluation PNAES Políticas públicas Permanência Public policy Permanence Programa Nacional de Assistência Estudantil National Student Assistance Program |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | GUIMARAES, Gustavo Carrijo. Avaliação do PNAES e o direito à permanência no Ensino Superior nas IFES. O que temos feito? 2020. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30584 |
Fecha de defensa: | 10-nov-2020 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Sociais |
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