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dc.creatorGuimarães, Gustavo Carrijo-
dc.date.accessioned2020-12-09T14:14:01Z-
dc.date.available2020-12-09T14:14:01Z-
dc.date.issued2020-11-10-
dc.identifier.citationGUIMARAES, Gustavo Carrijo. Avaliação do PNAES e o direito à permanência no Ensino Superior nas IFES. O que temos feito? 2020. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30584-
dc.description.abstractDue the expansion occurred in public higher education during the PT governments, based on policies such as REUNI, the creation of new IFES, quota policies and creation of SISU, the academy must be attentive to policies that aim at the stability of a new student profile that appears in this context of expansion and interiorization of higher education. In this research, I sought to investigate the academic production regarding the evaluation of PNAES, one of the fundamental stages of the public policy cycle. This step is essential to verify the results of the policy implemented both by the principle of efficiency that conducts public administration, and also by the perspective of guaranteeing the right to universal education, which is laid down by the Federal Constitution of 1988. This survey facilitates the work of future researchers in the area, in order to promote the advancement of research within the field of student assistance and the consequent decision-making for the public manager. For this, I carried out bibliographic research and I found 3 articles published by the magazine "Evaluation: Journal of the evaluation of higher education". I also found 6 dissertations of which one-third of these works came from the south region of Brazil (amongst the other ones, it shows a region of concentration), of which, there are only two from the Northeast (UFPE and UFC) and two from the Southeast (UNICAMP and UFV) regions. The work is scarce, concentrated in a few regions, and some are methodologically limited. In addition, there is a diversity of academic education and occupation area of the actors involved in the research. Therefore, I concluded that in general, the academic works were unable to reach the objective of evaluating PNAES (even if locally); although it is possible to reap good results and use them as a horizon for the program improvement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectPNAESpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectPermanencept_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Assistência Estudantilpt_BR
dc.subjectNational Student Assistance Programpt_BR
dc.titleAvaliação do PNAES e o direito à permanência no ensino superior nas IFES. O que temos feito?pt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the PNAES and the right to stay in higher education in the IFES. What have we been doing?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Leonardo Barbosa e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4397318612814153pt_BR
dc.contributor.referee1Crosara, Daniela de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5677145468624731pt_BR
dc.contributor.referee2Trópria, Patrícia Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5550253896783945pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0702393960939987pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDiante da expansão proporcionada no âmbito do ensino superior público nos governos do PT, a partir de políticas como o REUNI, a criação de novas IFES, a política de cotas e a criação do SISU faz-se necessário que a academia esteja atenta a políticas que visam a permanência de um novo perfil discente que surge nesse contexto da expansão e interiorização do ensino superior. Nessa pesquisa busquei levantar o que a academia tem produzido quanto a avaliação do PNAES (Programa nacional de Assistência Estudantil), uma das etapas fundamentais do ciclo de políticas públicas. Essa etapa é essencial para verificar os resultados da política implementada tanto pelo princípio da eficiência que rege a administração pública quanto pela ótica da garantia do direito a universalização do ensino, também previsto na Constituição Federal de 1988. Realizar esse levantamento facilita o trabalho de futuros pesquisadores na área para que possam promover o avanço das pesquisas dentro do campo da assistência estudantil e a consequente tomada de decisões a partir de novos horizontes para o gestor público. Para isso, realizei uma pesquisa bibliográfica e encontrei 3 artigos publicados pela revista "Avaliação: Revista da avaliação da educação superior” e 6 dissertações das quais um terço dos trabalhos são oriundos do Sul do país (quem em conjunto com os artigos demonstra uma região de concentração), sendo que do total, há apenas dois trabalhos no Nordeste (UFPE e UFC) e dois no Sudeste (UNICAMP e UFV). Os trabalhos são escassos, concentrados em poucas regiões, e alguns metodologicamente limitados. Além disso, entre os agentes há diversidade de formação e atuação dos atores envolvidos na pesquisa. Ao fim, conclui que no geral os trabalhos foram incapazes de alcançar o objetivo de avaliar o PNAES ainda que localmente, apesar de ser possível colher oportunidades de melhorias do programa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration65pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
dc.orcid.putcode85067225-
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais

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