Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30578
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Avaliação objetiva da superfície de pavimentos asfálticos com o uso de geotecnologias |
Título(s) alternativo(s): | Objective evaluation of asphalt floor surface with the use of geotechnologies |
Autor(es): | Souza, Amanda Aparecida |
Primeiro orientador: | Leandro, Rodrigo Pires |
Primeiro coorientador: | Silva, Raquel Naiara Fernandes |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Rogério Lemos |
Segundo membro da banca: | Nardez, Nassau de Nogueira |
Resumo: | O método usual de avaliação objetiva de pavimentos asfálticos estabelecido pelo DNIT se mostra uma tarefa árdua. Em vista desta problemática, percebe-se que o uso de aeronaves remotamente pilotadas se adequa como uma possível solução para rápida coleta e análise de dados. O objetivo deste trabalho é avaliar parte do corredor estrutural de ônibus da avenida João Naves de Ávila na cidade de Uberlândia, mediante a execução dos métodos por caminhamento e análise do ortomosaico formado pelas imagens capturadas pelo VANT, calculando o índice de gravidade global para cada caso, comparando os resultados das duas formas de avaliação, e buscando investigar a eficiência da fotogrametria na inspeção da condição da superfície de pavimentos. As análises resultaram em parâmetros de condição do pavimento divergentes, apresentando condição “ruim” no método de avaliação objetiva por caminhamento e “boa” no método de análise do ortomosaico. A análise em 2D não é totalmente fiel à reprodução dos defeitos na via, pois não permite medir a profundidade das trilhas de roda nas estações de análise. |
Abstract: | The usual method of objective evaluation of pavement condition specified by DNIT is a hard task. Considering this problem, it is noticeable that the use of remotely piloted aircraft is suitable as a possible solution for quick data collection and analysis. The objective of this work is to evaluate part of the structural bus corridor of João Naves de Ávila Avenue in the city of Uberlândia, through the execution of walking methods and analysis of the orthomosaic formed by the images captured by the UAV, calculating the global gravity index for each case, comparing the results of the two forms of evaluation, and seeking to investigate the efficiency of photogrammetry in the inspection of the condition of the surface of pavements. The analyses resulted in divergent pavement condition parameters, presenting "bad" condition in the objective walking evaluation method and "good" in the orthomosaic analysis method. The 2D analysis is not totally faithful to the reproduction of the defects in the road because it does not allow measuring the depth of the wheel tracks at the workstations. |
Palavras-chave: | Ortomosaico IGG Avaliação Objetiva DNIT Objective Evaluation DNIT Orthomosaic GGI |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SOUZA, Amanda Aparecida. Avaliação objetiva da superfície de pavimentos asfálticos com o uso de geotecnologias. 2020. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30578 |
Data de defesa: | 4-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AvaliaçãoObjetivadaSuperficie.pdf | TCC | 4.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons