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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5019-5307
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: PIBID Subprojeto Alfabetização Cartográfica e formação de professores em Geografia na Unimontes
Título(s) alternativo(s): PIBID Subproject Cartographic Literacy and Geography teacher training at Unimontes
Autor(es): Carvalho, Pedro Henrique Maia de
Primeiro orientador: Sampaio, Adriany de Ávila Melo
Primeiro membro da banca: Silva, Vicente de Paulo da
Segundo membro da banca: Santos, Dulce Pereira Dos
Resumo: Embora seja perceptível o progresso da escola básica brasileira no ensino público, constata-se ainda a precariedade da educação no Brasil. Considera-se o setor educacional uma das esferas mais importantes para o desenvolvimento de um país. É importante ressaltar que o Brasil, no setor da educação, muito tem feito com a introdução de programas que visam uma educação de boa qualidade. Dessa maneira, neste trabalho, é retratado um programa criado pelo governo federal, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), evidenciando o Subprojeto Alfabetização Cartográfica da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que tem como objetivo a qualificação na formação docente e na Cartografia Escolar. Com as intervenções realizadas na instituição de ensino que acolheu esse subprojeto, foi possível trazer os acadêmicos para conhecerem a realidade de ensino de uma escola pública da cidade de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Tal subprojeto teve duração de 2014 a 2018, tempo oportuno para desenvolver práticas de ensino que possibilitaram aos acadêmicos colocarem em prática os conteúdos apreendidos na academia, a aplicação de práticas lúdicas e a promoção da formação de professores reflexivos e pesquisadores. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar a formação de professores em Geografia por meio do PIBID Subprojeto Alfabetização Cartográfica – Unimontes, no período de março de 2014 até março de 2018. A metodologia utilizada para elaborar o trabalho foi, inicialmente, pesquisa de referencial bibliográfico para melhor compreensão sobre formação docente, o PIBID como política pública e a Cartografia Escolar. Utilizamos também a metodologia narrativa para coletar os dados do trabalho, os quais consistiram em relatos de 16 ex-pibidianos que participaram desse subprojeto, além de registros fotográficos das atividades desenvolvidas e pesquisa documental para compreender a formação desse programa. Concluímos que o PIBID Subprojeto Alfabetização Cartográfica colaborou para a formação de professores em Geografia, tornando-os profissionais mais qualificados para ensinarem Cartografia para escolares e os incentivaram a seguir carreira docente.
Abstract: Although the progress of the Brazilian basic school in public education is noticeable, there is still a precariousness of education in Brazil. The educational sector is considered one of the most important spheres for the development of a country. It is important to note that Brazil in the education sector has done a lot with the introduction of programs that aim at good quality education. Thus, in this work, the program created by the federal government, the Institutional Program for Teaching Initiation Grants (PIBID), is portrayed, showing the Cartographic Literacy Subproject of the State University of Montes Claros (Unimontes), which aims to qualify in teacher training and School Cartography. With the interventions carried out at the educational institution that hosted this subproject, it was possible to bring academics to learn about the reality of teaching at a public school in the city of Montes Claros, in the north of Minas Gerais. This Subproject lasted from 2014 to 2018, an opportune time to develop teaching practices that enabled academics to put into practice the contents learned in the academy, the application of playful practices and the promotion of the training of reflective teachers and researchers. Therefore, the objective of this work is to analyze the formation of teachers in Geography, through PIBID Cartographic Literacy Subproject - Unimontes, from March 2014 to March 2018. The methodology used to elaborate the work was initially a bibliographic reference research for to better understand about teacher education, PIBID as public policy and School Cartography, we use the narrative methodology to collect the data of the work that consisted of reports from 16 ex-Pibidians who participated in this Subproject, in addition to photographic records of the activities developed and documentary research to understand the formation of this program. We concluded that the PIBID Cartographic Literacy Subproject collaborated in the formation of teachers in Geography, making them more qualified professionals to teach Cartography to schoolchildren and encouraged them to pursue a teaching career.
Palavras-chave: PIBID
Formação de Professores
Cartografia Escolar
Alfabetização Cartográfica
PIBID
Teacher Training
School Cartography
Cartographic Literacy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Geografia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Referência: CARVALHO, Pedro Henrique Maia de. PIBID Subprojeto Alfabetização Cartográfica e Formação de Professores em Geografia na Unimontes. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3048
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3048
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30472
Data de defesa: 26-Mai-2020
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