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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O rastro do harmatão: gerações em conflito na "African Trilogy" de Chinua Achebe (1958-1964)
Autor(es): Marques, Pedro Arvani
Primeiro orientador: Almeida, Ivete Batista da Silva
Primeiro membro da banca: Vianna, Cíntia Camargo
Segundo membro da banca: Ribeiro Jr., Florisvaldo Paulo
Resumo: O trabalho que segue tem o objetivo de analisar a African Trilogy de Chinua Achebe, visando aperceber os momentos de conflitos geracionais na narrativa através da metodologia da análise de discurso, pretendendo detectar assim as pretensões políticas e nacionalistas do autor no âmbito da época de publicação das obras. Articulamos os romances de maneira a voltar do tempo mais recente (os anos de 1950) até o mais remoto (o final do século XIX), perpassando por temas fundamentais nas narrativas, como a permanência das pretensões coloniais, o projeto de uma nação-colônia, as negociações sócio-políticas, sentimento de carência de unidade, além da necessidade de se mostrar o outro lado, o que pertence ao indígena, no caso o povo ibo. Através da adoção de estéticas literárias do colonizador (no caso, o gênero trágico), concluímos que o autor tinha o objeto de trazer o exemplo para as gerações que liam o seu trabalho, de forma a criar questionamentos sobre o que deveria ser o futuro da democracia nigeriana.
Abstract: The work that follows aims to analyze the African Trilogy of Chinua Achebe, aiming at the moments of generational conflicts in the narrative through the methodology of discourse analysis, thus detecting the political and nationalist pretensions of the author within the time of publication of the works. We articulate the novels in a way that goes back from the most recent time (the 1950s) to the most remote (the end of the 19th century), going through fundamental themes in the narratives, such as the permanence of colonial pretensions, the project of a colony nation , socio-political negotiations, feeling of lack of unity, in addition to the need to show the other side, which belongs to the indigenous, in this case the igbo people. Through the adoption of literary aesthetics of the colonizer (in this case, the tragic genre), we concluded that the author had the object of bringing the example to the generations who read his work, in order to create questions about what should be the future of Nigerian democracy.
Palavras-chave: Literatura africana
African literature
História da África
African history
Conflitos geracionais
Generational conflicts
Gênero Trágico
Tragic genre
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARQUES, Pedro Arvani. O rastro do harmatão: gerações em conflito na "African Trilogy" de Chinua Achebe (1958-1964). 2020. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30421
Data de defesa: 9-Out-2020
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