Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30413
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRios, Luiza Elena de Castro-
dc.date.accessioned2020-11-17T17:54:42Z-
dc.date.available2020-11-17T17:54:42Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationRIOS, Luiza Elena de Castro. A natureza dos sentidos nos enfoques conceituais de graduandos em fase de pesquisa. 2004. 165 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.86pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30413-
dc.description.abstractThis work aims at reflecting on Institutional University Discourse. The goals which support such study are: i) describe sense nature in conceptual focuses from undergraduate students’ discourse when they are starting scientific research process; ii) make a diagnosis of methodological aspects concemed to theoretical thought production and formation in the university context and iii) explain sense behaviour in conceptual focuses which indicate reference processes in undergraduate students, conceming their relation with knowledge. A theoretical framework in French Discourse Analysis was constructed to support such research emphasizing studies from Pêcheux (1975) and Foucault (2002). Besides, studies like Bakhtin (1988), Orlandi (2002) and Santos (2000) were also included in our theoretical references. Our research can be featured as being a qualitative one in its interpretative, analytical and descriptive modality. Other methodological procedures are used as utterance analysis from Letter Undergraduate Students. The corpus, manifestations of Institutional University Discourse, will be investigated from a discursive place in which subjects support their view on institution, analysing discursive formations that are subscribed in the following positions: i) subject and institution; ii) subject and knowledge and iii) knowledge and institution. The results reveal a non-engagement from students in the methodological and didactic processes which support academic formation, reinforcing an informative character instead of an investigative one.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDiscurso universitário institucionalpt_BR
dc.subjectResistência à pesquisapt_BR
dc.subjectFalta de engajamentopt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectInstitutional University Discoursept_BR
dc.subjectResearch resistencept_BR
dc.subjectAbsence of engagementpt_BR
dc.titleA natureza dos sentidos nos enfoques conceituais de graduandos em fase de pesquisapt_BR
dc.title.alternativeThe nature of the senses in the conceptual approaches of undergraduate students in the research phasept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, João Bôsco Cabral dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085136620424551pt_BR
dc.contributor.referee1Neder, Marco Antônio Villarta-
dc.contributor.referee2Fernandes, Cleudemar Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7406036460994749pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo refletir sobre o Discurso Universitário Institucional (DUI). Os objetivos que sustentam esse estudo são: i) descrever a natureza dos sentidos nos enfoques conceituais do discurso dos graduandos em fase de iniciação na pesquisa científica; ii) diagnosticar os aspectos metodológicos relacionados à produção e à formação do pensamento teórico na formação universitária e iii) explicar os sentidos dos enfoques conceituais denotadores dos processos de referência dos graduandos em relação ao seu conhecimentos. O enfoque teórico da pesquisa foi baseado na Análise do Discurso de Linha Francesa, nos estudos de Pêcheux (1975) e Foucault (2002). Em seguida, buscamos subsídios teóricos nos trabalhos de Bakhtin (1988), Orlandi (2002) e Santos (2000). A pesquisa tem um caráter qualitativo interpretativista analítico-descritivo e se complementa com os procedimentos metodológicos das análises dos enunciados dos graduandos do curso de Letras. Tal análise revela os discursos instaurados a partir das formações discursivas, circunscritas nas ocorrências evidenciadas nas regularidades, por meio de variáveis de ordem sujeitudinal e conceituai. O corpus desta pesquisa, o Discurso Universitário Institucional (DUI), será investigado a partir de momentos em que o sujeito se coloca diante da instituição, analisando as formações discursivas que se inscrevem nas posições: i) sujeito e instituição; ii) sujeito e conhecimento e iii) conhecimento e instituição. Os resultados da análise apontam para o não engajamento do graduando nos processos didático-metodológicos que permeiam a formação acadêmica, consolidando um caráter informativo e não investigativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration165pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.86pt_BR
dc.crossref.doibatchid853d40d1-cca9-4588-868d-ce4953cff0ba-
dc.subject.autorizadoPesquisadorespt_BR
dc.subject.autorizadoEnsino superiorpt_BR
dc.subject.autorizadoConceitospt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NaturezaSentidosEnfoques.pdfDissertação4.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons