Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30364
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: História da educação ou do ensino?: uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes
Título (s) alternativo (s): History of education or teaching?: an analysis of the discipline in teacher training courses
Autor: Ribeiro, Sônia Tereza da Silva
Primer orientador: Silva, Jefferson Ildefonso da
Resumen: Esta dissertação se propõe apresentar a História da Educação dentro do contexto de Historiografia mostrando as diferentes análises que envolvem a questão da História e Historiografia para se chegar a uma reflexão sobre o seu ensino, no âmbito dos cursos de formação das escolas públicas e particulares de Uberlândia. O seu início remete à compreensão da dimensão e amplitude do sentido da História e sua relação com a Historiografia. O segundo momento caminha para o ensino, verificando a disciplina História da Educação nos cursos que formam os professores que atuarão nas instituições escolares tanto no ensino fundamental e médio, quanto no ensino superior. A conclusão, apresenta dentre os diferentes caminhos teóricos e metodológicos que fundamentam os diversos modelos de Historiografia, uma outra proposta de Historiografia da Educação Brasileira que não esteja voltada apenas à História do Ensino, mas que possa servir de compreensão, análise e crítica em favor de uma concepção das sociedades humanas como estruturas globais e históricas onde a educação se constitui junto ao processo social.
Abstract: This dissertation proposes to present the History of Education within the context of Historiography showing the different analyzes that involve the question of History and Historiography to arrive at a reflection on its teaching, within the scope of the training courses of public and private schools in Uberlândia . Its beginning refers to the understanding of the dimension and breadth of the meaning of History and its relationship with Historiography. The second moment moves towards teaching, checking the History of Education discipline in the courses that form teachers who will work in school institutions both in elementary and high school, as in University education. The conclusion presents, among the different theoretical and methodological paths that underlie the different models of Historiography, another proposal for the Historiography of Brazilian Education that is not only focused on the History of Teaching, but that can serve as an understanding, analysis and criticism in favor of a conception of human societies as global and historical structures where education is constituted along with the social process.
Palabras clave: História da Educação
Historiografia
Ensino
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação - História
Professores - Formação
Pedagogia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: RIBEIRO, Sônia Tereza da Silva. História da educação ou do ensino?: uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes. 1995. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1995.18
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.1995.18
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30364
Fecha de defensa: 1995
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
HistoriaEducacaoEnsino.pdfDissertação3.86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons