Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30364
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Sônia Tereza da Silva-
dc.date.accessioned2020-11-12T19:54:56Z-
dc.date.available2020-11-12T19:54:56Z-
dc.date.issued1995-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Sônia Tereza da Silva. História da educação ou do ensino?: uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes. 1995. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1995.18pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30364-
dc.description.abstractThis dissertation proposes to present the History of Education within the context of Historiography showing the different analyzes that involve the question of History and Historiography to arrive at a reflection on its teaching, within the scope of the training courses of public and private schools in Uberlândia . Its beginning refers to the understanding of the dimension and breadth of the meaning of History and its relationship with Historiography. The second moment moves towards teaching, checking the History of Education discipline in the courses that form teachers who will work in school institutions both in elementary and high school, as in University education. The conclusion presents, among the different theoretical and methodological paths that underlie the different models of Historiography, another proposal for the Historiography of Brazilian Education that is not only focused on the History of Teaching, but that can serve as an understanding, analysis and criticism in favor of a conception of human societies as global and historical structures where education is constituted along with the social process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleHistória da educação ou do ensino?: uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentespt_BR
dc.title.alternativeHistory of education or teaching?: an analysis of the discipline in teacher training coursespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jefferson Ildefonso da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930570243995584pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8492616109642237pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação se propõe apresentar a História da Educação dentro do contexto de Historiografia mostrando as diferentes análises que envolvem a questão da História e Historiografia para se chegar a uma reflexão sobre o seu ensino, no âmbito dos cursos de formação das escolas públicas e particulares de Uberlândia. O seu início remete à compreensão da dimensão e amplitude do sentido da História e sua relação com a Historiografia. O segundo momento caminha para o ensino, verificando a disciplina História da Educação nos cursos que formam os professores que atuarão nas instituições escolares tanto no ensino fundamental e médio, quanto no ensino superior. A conclusão, apresenta dentre os diferentes caminhos teóricos e metodológicos que fundamentam os diversos modelos de Historiografia, uma outra proposta de Historiografia da Educação Brasileira que não esteja voltada apenas à História do Ensino, mas que possa servir de compreensão, análise e crítica em favor de uma concepção das sociedades humanas como estruturas globais e históricas onde a educação se constitui junto ao processo social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration126pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.1995.18pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfd16302-ee2f-45f4-9ec7-dc0f71f78fb9-
dc.subject.autorizadoEducação - Históriapt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoPedagogiapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistoriaEducacaoEnsino.pdfDissertação3.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons