Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30363
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Otimização do comportamento dinâmico de veículos usando superfície de resposta
Título (s) alternativo (s): Optimization of dynamic vehicle behavior using response surface
Autor: Leal, Marcus de Freitas
Primer orientador: Borges, Jose Antonio Ferreira
Primer miembro de la banca: Becker, Marcelo
Segundo miembro de la banca: Steffen Junior, Valder
Resumen: Este trabalho trata da aplicação de técnicas estatísticas voltadas a condensação de modelos computacionais, de maneira que procedimentos de otimização sequencial possam ser usados de forma mais eficiente. A aplicação destas técnicas é motivada pela possibilidade de uma importante redução no tempo e nos custos de desenvolvimento de projetos de veículos. Um modelo computacional sofisticado de um veículo do tipo Mini—Baja foi construído em ambiente virtual utilizando softwares de CAD e CAE com o intuito de fornecer as informações necessárias ao estudo de seu comportamento dinâmico e, para a construção de modelos estatísticos aproximados. A construção do modelo computacional envolve a determinação de propriedades físicas e geométricas, além da obtenção de parâmetros de rigidez e amortecimento através de ensaios experimentais. A metodologia de superfícies de resposta utiliza valores obtidos a partir das simulações da dinâmica do modelo original, para estabelecer um modelo polinomial que aproxime uma resposta de interesse. Estas respostas são determinadas por funções matemáticas que representam alguns aspectos importantes da dinâmica de veículos, tais como conforto, estabilidade e segurança. Por fim, os resultados da aplicação de procedimentos de otimização sequencial no modelo computacional original e nos modelos de superfície de resposta, são comparados segundo critérios que levam em conta principalmente, a diferença entre o número de avaliações da função objetivo realizadas com o modelo original e o número de experimentos computacionais necessários para a construção dos modelos de superfície de resposta.
Abstract: This work describes the application of statistic techniques related to computational model condensation in such a way that sequential optimization procedures can be used in a more efficient way. The application of these techniques is encouraged by the possibility of an important reduction in time and cost associated to vehicle design. A s0phisticated computational model of a Mini—baja vehicle was defined in a virtual environment by means of CAD/CAE software, intending to provide data for dynamic behavior studies and to define the approximated statistic models. The computational model construction deals with the determination of physical and geometric properties, besides obtaining stiffness and damping parameters through experimental procedure. The response surface methodology uses values obtained from dynamic simulations of the original model, intending to establish a polynomial model which approximate the response of interest. These responses are determined by algebraic functions which represent some major aspects of the vehicle dynamics such as: comfort, stability and safety. Finally, results of the sequential optimization procedure applied to the original computational model are compared with those obtained by means of the response surface method, taking into account the difference between the number of object function evaluation of the first approach, and the number of computational experiments necessary to obtain the response surface model.
Palabras clave: Dinâmica de veículos
Método de Superfícies de Resposta
Otimização
Response Surface Methodology
Optimization
Vehicle dynamics
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Tema: Veículos
Automóveis - Dinâmica
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Cita: LEAL, Marcus de Freitas. Otimização do comportamento dinâmico de veículos usando superfície de resposta. 2001. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.60.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.60
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30363
Fecha de defensa: 2001
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OtimizacaoComportamentoDinamico.pdfDissertação5.15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons