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dc.creatorLeal, Marcus de Freitas-
dc.date.accessioned2020-11-12T19:49:30Z-
dc.date.available2020-11-12T19:49:30Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationLEAL, Marcus de Freitas. Otimização do comportamento dinâmico de veículos usando superfície de resposta. 2001. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.60.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30363-
dc.description.abstractThis work describes the application of statistic techniques related to computational model condensation in such a way that sequential optimization procedures can be used in a more efficient way. The application of these techniques is encouraged by the possibility of an important reduction in time and cost associated to vehicle design. A s0phisticated computational model of a Mini—baja vehicle was defined in a virtual environment by means of CAD/CAE software, intending to provide data for dynamic behavior studies and to define the approximated statistic models. The computational model construction deals with the determination of physical and geometric properties, besides obtaining stiffness and damping parameters through experimental procedure. The response surface methodology uses values obtained from dynamic simulations of the original model, intending to establish a polynomial model which approximate the response of interest. These responses are determined by algebraic functions which represent some major aspects of the vehicle dynamics such as: comfort, stability and safety. Finally, results of the sequential optimization procedure applied to the original computational model are compared with those obtained by means of the response surface method, taking into account the difference between the number of object function evaluation of the first approach, and the number of computational experiments necessary to obtain the response surface model.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDinâmica de veículospt_BR
dc.subjectMétodo de Superfícies de Respostapt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectResponse Surface Methodologypt_BR
dc.subjectOptimizationpt_BR
dc.subjectVehicle dynamicspt_BR
dc.titleOtimização do comportamento dinâmico de veículos usando superfície de respostapt_BR
dc.title.alternativeOptimization of dynamic vehicle behavior using response surfacept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Jose Antonio Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293795056444646pt_BR
dc.contributor.referee1Becker, Marcelo-
dc.contributor.referee2Steffen Junior, Valder-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444104321103302pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata da aplicação de técnicas estatísticas voltadas a condensação de modelos computacionais, de maneira que procedimentos de otimização sequencial possam ser usados de forma mais eficiente. A aplicação destas técnicas é motivada pela possibilidade de uma importante redução no tempo e nos custos de desenvolvimento de projetos de veículos. Um modelo computacional sofisticado de um veículo do tipo Mini—Baja foi construído em ambiente virtual utilizando softwares de CAD e CAE com o intuito de fornecer as informações necessárias ao estudo de seu comportamento dinâmico e, para a construção de modelos estatísticos aproximados. A construção do modelo computacional envolve a determinação de propriedades físicas e geométricas, além da obtenção de parâmetros de rigidez e amortecimento através de ensaios experimentais. A metodologia de superfícies de resposta utiliza valores obtidos a partir das simulações da dinâmica do modelo original, para estabelecer um modelo polinomial que aproxime uma resposta de interesse. Estas respostas são determinadas por funções matemáticas que representam alguns aspectos importantes da dinâmica de veículos, tais como conforto, estabilidade e segurança. Por fim, os resultados da aplicação de procedimentos de otimização sequencial no modelo computacional original e nos modelos de superfície de resposta, são comparados segundo critérios que levam em conta principalmente, a diferença entre o número de avaliações da função objetivo realizadas com o modelo original e o número de experimentos computacionais necessários para a construção dos modelos de superfície de resposta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration100pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.60pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfd16302-ee2f-45f4-9ec7-dc0f71f78fb9-
dc.subject.autorizadoVeículospt_BR
dc.subject.autorizadoAutomóveis - Dinâmicapt_BR
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