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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30363
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Leal, Marcus de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T19:49:30Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T19:49:30Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | LEAL, Marcus de Freitas. Otimização do comportamento dinâmico de veículos usando superfície de resposta. 2001. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.60. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30363 | - |
dc.description.abstract | This work describes the application of statistic techniques related to computational model condensation in such a way that sequential optimization procedures can be used in a more efficient way. The application of these techniques is encouraged by the possibility of an important reduction in time and cost associated to vehicle design. A s0phisticated computational model of a Mini—baja vehicle was defined in a virtual environment by means of CAD/CAE software, intending to provide data for dynamic behavior studies and to define the approximated statistic models. The computational model construction deals with the determination of physical and geometric properties, besides obtaining stiffness and damping parameters through experimental procedure. The response surface methodology uses values obtained from dynamic simulations of the original model, intending to establish a polynomial model which approximate the response of interest. These responses are determined by algebraic functions which represent some major aspects of the vehicle dynamics such as: comfort, stability and safety. Finally, results of the sequential optimization procedure applied to the original computational model are compared with those obtained by means of the response surface method, taking into account the difference between the number of object function evaluation of the first approach, and the number of computational experiments necessary to obtain the response surface model. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Dinâmica de veículos | pt_BR |
dc.subject | Método de Superfícies de Resposta | pt_BR |
dc.subject | Otimização | pt_BR |
dc.subject | Response Surface Methodology | pt_BR |
dc.subject | Optimization | pt_BR |
dc.subject | Vehicle dynamics | pt_BR |
dc.title | Otimização do comportamento dinâmico de veículos usando superfície de resposta | pt_BR |
dc.title.alternative | Optimization of dynamic vehicle behavior using response surface | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Jose Antonio Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0293795056444646 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Becker, Marcelo | - |
dc.contributor.referee2 | Steffen Junior, Valder | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6444104321103302 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho trata da aplicação de técnicas estatísticas voltadas a condensação de modelos computacionais, de maneira que procedimentos de otimização sequencial possam ser usados de forma mais eficiente. A aplicação destas técnicas é motivada pela possibilidade de uma importante redução no tempo e nos custos de desenvolvimento de projetos de veículos. Um modelo computacional sofisticado de um veículo do tipo Mini—Baja foi construído em ambiente virtual utilizando softwares de CAD e CAE com o intuito de fornecer as informações necessárias ao estudo de seu comportamento dinâmico e, para a construção de modelos estatísticos aproximados. A construção do modelo computacional envolve a determinação de propriedades físicas e geométricas, além da obtenção de parâmetros de rigidez e amortecimento através de ensaios experimentais. A metodologia de superfícies de resposta utiliza valores obtidos a partir das simulações da dinâmica do modelo original, para estabelecer um modelo polinomial que aproxime uma resposta de interesse. Estas respostas são determinadas por funções matemáticas que representam alguns aspectos importantes da dinâmica de veículos, tais como conforto, estabilidade e segurança. Por fim, os resultados da aplicação de procedimentos de otimização sequencial no modelo computacional original e nos modelos de superfície de resposta, são comparados segundo critérios que levam em conta principalmente, a diferença entre o número de avaliações da função objetivo realizadas com o modelo original e o número de experimentos computacionais necessários para a construção dos modelos de superfície de resposta. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 100 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.60 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | cfd16302-ee2f-45f4-9ec7-dc0f71f78fb9 | - |
dc.subject.autorizado | Veículos | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Automóveis - Dinâmica | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica |
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