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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30352
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Paisagens polifônicas da música na escola: saberes e práticas docentes |
Título(s) alternativo(s): | Polyphonic landscapes of music at school: teaching knowledge and practices |
Autor(es): | Beaumont, Maria Teresa de |
Primeiro orientador: | Fonseca, Selva Guimarães |
Primeiro membro da banca: | Bellochio, Cláudia Ribeiro |
Segundo membro da banca: | Cicillini, Graça Aparecida |
Resumo: | O objetivo geral dessa pesquisa foi o de compreender a inter-relação entre-os saberes e as práticas educativas desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem de Música, em escolas da rede pública e particular, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seguimos OS passos da história oral temática como metodologia de pesquisa. _Realizamos cinco entrevistas: três com professoras da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e duas com professores de musicalização. As fontes orais foram complementadas com fontes escritas, tais como os documentos oficiais do Sistema de Ensino: LDB n. 9.394/96, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil -RCNs e Parâmetros Curriculares Nacionais —— PCNs, bem como o acervo bibliográfico das áreas de Educação e Educação Musical. A polifonia dos discursos mobilizados na composição desse trabalho permitiu que construíssemos panoramas/paisagens do ensino de Música nas escolas como teias repletas de múltiplas sonoridades — os espaços do ensino não formal de Música — constituídas, também, por pontos focais -— os espaços ocupados pela disciplina Música. Esses espaços são estabelecidos por meio das interfaces entre os saberes e as práticas musicais desempenhadas pelas/os professoras/es. Apontamos a expectativa de que ambos - professoras e especialistas — possam trabalhar com essa área de modo relacionado e/ou integrado às demais disciplinas escolares. Posicionamo-nos em direção à necessidade de que a formação musical esteja inserida no contexto atual de reflexão crítica e de propostas consistentes de formação docente, inicial e continuada de professoras e pedagogas/os. Reforçamos a importância de que esses cursos conheçam, ampliem e aprofundem tanto os saberes que esses profissionais possuem, quanto as práticas que desempenham com Música, Reiteramos que essa trama entre saberes e práticas é interpretada nas escolas por professoras, professores de Música, crianças, pais, mães, funcionárias/os, equipes de direção e Secretarias de Educação Municipais e Estaduais. Decorre disto, a necessidade de que os debates sobre essa temática sejam realizados por todos os profissionais envolvidos com a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Abstract: | This research has as general objective to analyze the know them and educational practices developed in the teaching process and learning of Music, in schools of the public and private net, in the Infantile Education and initial series of the Fundamental Teaching. Through the thematic oral history as research methodology, five interviews were accomplished. Three of them were accomplished with teachers of the Infantile Education and initial series of the Fundamental Teaching. The other ones two were accomplished with a music teachers. The oral sources were complemented with written sources, such as the official documents of the education system: LDB n. 9.394/96, Referencial Curricular Nacional for the Infantile Education — RCNs and Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, as well as the bibliographical collection of the areas of Education and Musical Education. The landscapes woven through the narratives they are configured as replete tissues of multiple composed sonorities for teachers and teachers of Music. Inside this plot we positioned ourselves in direction to the understanding of the teaching non formal and formal/disciplinar of Music in the schools, with the expectation that teachers and specialists can work this way area integrated into the other areas of the school knowledge. We positioned ourselves in direction to the need that the musical formation is inserted in the current context of critical reflection and of proposed consistent of educational formation, initial and continuous of teachers. Reinforced the importance that those courses know, enlarge and deepen so much the know them that those professionals possess, as the practices that carry out with Music. We reiterated that plot among the know and practices are interpreted at the schools by teachers, teachers of Music, children, parents, direction teams and Municipal and State Clerkships of Education, The debates on that thematic one are accomplished by all the professionals involved with the Infantile Education and initial series of the Fundamental Teaching. |
Palavras-chave: | Ensino de Música Saberes e práticas docentes Formação docente Teaching of Music The know and educational practices Educational formation |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Assunto: | Música na escola Professores de música |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | BEAUMONT, Maria Teresa de. Paisagens polifônicas da música na escola: saberes e práticas docentes. 2003. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.66. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.66 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30352 |
Data de defesa: | 2003 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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