Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30346
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: O papel do professor nos anos 80: uma análise a partir da reflexão de Florestan Fernandes
Título(s) alternativo(s): The role of the teacher in the 1980s: an analysis based on the reflection of Florestan Fernandes
Autor(es): Vieira, Carlos Roberto
Primeiro orientador: Oliveira, Fernando Antonio Leite de
Resumo: Este estudo objetiva buscar compreender a formação e o papel do professor, em sua teoria e prática, enquanto intelectual dentro de seu campo de trabalho, e verificar como a interferência dessa prática pode contribuir para a transformação da sociedade. Para isso, recorreu-se ao discurso abordado nas obras específicas sobre educação, do intelectual e político Florestan Fernandes, como também aos estudos gramscianos sobre a hegemonia, o intelectual orgânico e a filosofia da práxis. Considerou-se, principalmente, a década de 80 devido à efervescência das mudanças ocorridas no contexto histórico, em termos econômicos, sociais e políticos, daquele momento, tanto a nível internacional como nacional. Nessa perspectiva, portanto, buscou-se discutir e repensar sobre os cursos formadores de professores, enquanto intelectuais e pesquisadores.
Abstract: This study aims to understand the formation and the role of the teacher, in his theory and practice, as an intellectual within his field of work, and to see how the interference of this practice can contribute to the transformation of society. For this, we used the discourse addressed in the specific works on education, by the intellectual and politician Florestan Fernandes, as well as the Gramscian studies on hegemony, the organic intellectual and the philosophy of praxis. The 1980s was considered mainly due to the effervescence of the changes that occurred in the historical context, in economic, social and political terms, at that time, both at the international and national levels. In this perspective, therefore, we sought to discuss and rethink about teacher training courses, as intellectuals and researchers.
Palavras-chave: Anos 80
Professor
Florestan Fernandes
The 80s
Teacher
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: VIEIRA, Carlos Roberto. O papel do professor nos anos 80: uma análise a partir da reflexão de Florestan Fernandes. 1995. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1995.17.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.1995.17
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30346
Data de defesa: 1995
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PapelProfessorAnos.pdfDissertação5.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons